Porto Murtinho coloca MS novamente no topo de ranking das cidades mais quentes do País
Município do sul do Estado registrou 38,1ºC e liderou ranking, que teve Bataguassu (37,7°C) em segundo e Três Lagoas (36,6°C) em terceiro
| MIDIAMAX/OSVALDO SATO
Mato Grosso do Sul voltou a liderar o ranking das cidades mais quentes do País. Porto Murtinho, distante 448 quilômetros de Campo Grande, retomou o “trono” nesta sexta-feira (24), com uma máxima de 38,1°C registrada até as 15h, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Outros dois municípios sul-mato-grossenses completaram o pódio: Bataguassu, em segundo lugar, com 37,7°C, e Três Lagoas, em terceiro, registrando 36,6°C.
Além de liderar o calor, Porto Murtinho também foi destaque como a cidade mais seca do Brasil, com apenas 28% de umidade relativa do ar. Três Lagoas aparece novamente, ocupando a sexta posição nacional na lista de cidades mais secas, com 30% de umidade.
Porto Murtinho ostentou o título de cidade mais quente do Brasil por 12 dias consecutivos, entre 7 e 18 de janeiro deste ano, tendo perdido o posto no dia 1, quando São Borja (RS) registrou impressionantes 39,4°C. Neste dia, Porto Murtinho registrou 37,4°C, mas foi apenas a 12ª cidade mais quente no levantamento do Inmet.
Mesmo com o calor extremo, todas as cidades de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de perigo potencial de tempestade até sábado (25). Em Campo Grande, foram registradas fortes chuvas em praticamente todos os bairros.
Segundo o Inmet, há previsão de chuva com acumulados de até 50 mm em 24 horas, rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.