Marçal Filho toma posse e anuncia auditoria na Saúde
| DOURADOSNEWS / GIZELE ALMEIDA
O prefeito de Dourados Marçal Filho destacou, nesta terça-feira (1°), em entrevista concedida à imprensa na Câmara Municipal, onde foi empossado, que vai realizar uma auditoria no Fundo de Saúde. A afirmação ocorreu após ele ser questionado sobre a existência de um possível rombo nas contas do setor.
“Ainda não sabemos a real situação, mas uma das primeiras medidas será realizar uma auditoria no Fundo de Saúde para entender exatamente o cenário, inclusive esse apontamento sobre rombo de R$ 70 milhões que foi mencionado e só assim poderemos tomar atitudes assertivas”, citou.
Ainda no que tange ao setor, Marçal anunciou mudança que pretende tomar de forma imediata na gestão, com a fusão da Secretaria de Saúde e da Fundação de Saúde.
“Já montamos estratégias que começaremos a implementar imediatamente. Uma das primeiras ações será estabelecer um comando único para a saúde. Hoje, temos a Secretaria de Saúde e a Fundação de Saúde, que não se comunicam adequadamente, funcionando como estruturas isoladas. Isso acaba prejudicando a população. Por exemplo, às vezes havia insumos e medicamentos na Secretaria, mas não na Fundação, e isso gerava falta. A partir de agora, haverá um comando único” destacou ao citar ainda que a a Fundação continuará sendo de direito privado, mas estará vinculada à Secretaria.
Questionado sobre a possibilidade de fusão de secretarias na administração, o prefeito Marçal Filho disse que existe a possibilidade, o que será analisado.
“Isso está no radar, mas não de imediato, pois depende de projeto de lei”, apontou.
O novo líder do Executivo disse que acredita que trabalhará em harmonia com a Câmara Municipal. Neste ponto, ele recordou que já atuou como vereador no município e disse compreender as ‘necessidades’ dos vereadores.
“Já fui vereador, deputado estadual e federal, então entendo bem o papel do Legislativo e as necessidades dos vereadores. Quero um trabalho harmonioso entre os poderes. Quando o Executivo vai bem, o Legislativo também vai. Todos os projetos que enviarei à Câmara serão de interesse da população, e espero respaldo para essas iniciativas”.