Grupo lidera ranking de faturamento entre supermercados com sede em MS
| DOURADOS AGORA/FLáVIO VERãO
As redes supermercadistas com sede em Mato Grosso do Sul registraram, em conjunto, um faturamento de R$ 5,3 bilhões em 2024, de acordo com levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O volume representa um desempenho expressivo, superando o orçamento anual de 78 municípios do Estado. O montante, no entanto, não contabiliza o faturamento das grandes redes nacionais que atuam no território sul-mato-grossense, como Carrefour, Assaí, Pão de Açúcar e Grupo Pereira.
Conforme apurou o jornal Correio do Estado, o destaque entre os supermercados com sede no Estado foi o Grupo ABV, de Dourados, que liderou o ranking com um faturamento bruto de R$ 1,29 bilhão em 2024. A rede atua em diversos municípios, incluindo Ponta Porã, Caarapó (Leve Max), Itaporã, Maracaju, Nova Andradina e Paranaíba, consolidando-se como a maior supermercadista genuinamente sul-mato-grossense.
Na segunda colocação está o Grupo Pires, que também opera com a bandeira Frama. Com 34 lojas espalhadas por cidades como Campo Grande, Dourados, Maracaju e Rio Brilhante, a rede faturou R$ 890,6 milhões no último ano.
O terceiro maior faturamento foi da VRA Comércio, do Grupo Veratti, originado em Costa Rica. A empresa, responsável pelas lojas Mega, atua em cidades como Chapadão do Sul, Corumbá, Ivinhema e Amambai, somando R$ 637,6 milhões em receita.
Outros destaques do Estado: Grupo Nova Estrela (Três Lagoas) – R$ 384 milhões; Grupo Oliveira & Carneiro (Supermercado Nunes, Campo Grande) – R$ 265,7 milhões; Chagas (bandeiras Chama e Fogo, região do Cone-Sul) – R$ 225 milhões; e Damasceno & Damasceno (bandeira Princesa, Aquidauana e região) – R$ 201,4 milhões.
Gigantes nacionais ampliam presença no MS
Apesar do destaque regional, os grandes grupos nacionais têm presença consolidada em Mato Grosso do Sul e, se considerados, praticamente dobrariam o volume de faturamento do setor no Estado. O Grupo Carrefour, por exemplo, atingiu R$ 120,5 bilhões de faturamento no Brasil em 2024, operando as bandeiras Atacadão e Hiper Carrefour em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.
O Assaí Atacadista, outro gigante com atuação nas mesmas cidades, faturou R$ 80 bilhões no ano passado. Já o Grupo Pereira – dono das marcas Comper, Fort Atacadista e Bate Forte – mesmo tendo sede oficial em São Paulo, surgiu em Santa Catarina e mantém forte operação em Mato Grosso do Sul, com R$ 15,3 bilhões de faturamento nacional em 2024.
Cenário nacional do setor
O setor supermercadista brasileiro fechou 2024 com um faturamento de R$ 1,067 trilhão, o equivalente a 9,12% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O número considera todos os formatos de operação: supermercados, atacarejos, minimercados, lojas de conveniência, hortifrútis e e-commerce.
O setor é responsável por mais de 9 milhões de postos de trabalho, entre diretos e indiretos, em todo o país. Contudo, enfrenta um déficit de mão de obra. Segundo a Abras, cerca de 357 mil vagas seguem abertas por dificuldade de contratação.