Ação com 400 policiais busca 60 membros de quadrilha por assassinatos e tráfico
| CG NEWS
Com mandados em Mato Grosso do Sul, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (15), a Operação Kéfale, pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco, contra organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios. A base do grupo seria um "paraíso" brasileiro: Porto de Galinhas em Pernambuco.
No total, são cumpridos 60 mandados de prisão preventiva e 49 mandados de busca e apreensão. Mais de 400 policiais estão envolvidos na operação. Armas foram apreendidas no endereço de um dos alvos.
Além de MS, as ações contra o grupo investigado ocorrem de forma simultânea em 10 Estados da federação: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Tocantins e Rondônia.
As investigações identificaram esquema estruturado de fornecimento de entorpecentes a partir de rotas internacionais, com distribuição concentrada na região de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, e ramificações na capital e na Região Metropolitana do Recife. O nome da cidade de MS onde ocorre a operação ainda não foi informado.
As ordens criminosas partiam de lideranças articuladas em diversos Estados do país, com cadeia de comando definida e atuação violenta nas áreas sob domínio do grupo. As medidas judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ipojuca (PE).