Inpasa e Sebrae qualificam pequenas empresas para se tornarem fornecedoras
O projeto Energizar Inpasa vai capacitar pequenos negócios para tenderem às demandas da grande indústria
| CORREIO DO ESTADO / MARIANA PIELL
O Sebrae/MS e a Inpasa, maior produtora de biocombustíveis da América Latina, uniram forças para lançar o projeto Energizar Inpasa, uma iniciativa de encadeamento produtivo que busca qualificar pequenos negócios sul-mato-grossenses para se tornarem fornecedores da grande indústria.
O lançamento ocorreu durante o 1º Encontro de Fornecedores da Inpasa, realizado na sede do Sebrae em Campo Grande, no último dia 3 de abril.
De acordo com Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, a chegada de grandes empresas como a Inpasa ao Mato Grosso do Sul traz oportunidades significativas para a economia local, formada em 93% dos casos por pequenos negócios.
“Nosso papel é capacitar os pequenos negócios para que aproveitem essas oportunidades e integrem a cadeia produtiva. Quando grandes empresas compram de fornecedores locais, conseguimos incluir os pequenos negócios no processo de desenvolvimento e alavancar o crescimento de todos”, afirmou Mendonça.
Fundada no Paraguai e presente no Brasil desde 2018, a Inpasa possui duas unidades em Mato Grosso do Sul, nas cidades de Dourados e Sidrolândia.
A empresa tem investido em iniciativas que aproximam os empresários locais, como destacou Iuri Mario Morgenstern, diretor de suprimentos da Inpasa.
'Estamos em busca de parceiros que atendam nossas demandas e contribuam com nossa operação. O Sebrae tem sido essencial nesse processo por sua proximidade com as pequenas empresas”.
Como vai funcionar
O projeto vai selecionar 40 empresas que serão acompanhadas por dez meses.
Cada negócio receberá consultoria especializada com 50 horas de capacitação, focando na melhoria da gestão e aumento da performance para atender às exigências da Inpasa e torná-los mais competitivos no mercado.
Sessão de negócios
Durante o evento de lançamento, foi realizada uma sessão de negócios que reuniu mais de 80 empresários de diferentes municípios do estado. A atividade gerou R$ 28,5 milhões em expectativas de novas parcerias.
Ruberlei Moreira Oliveira, proprietário da Eletro MS, destacou a importância da experiência.
“Além de buscar me tornar fornecedor da Inpasa, conheci novas empresas e saio daqui com boas perspectivas”.
Outros participantes também relataram benefícios significativos. Tania Marcia da Costa, da Sthaff Facilities, mencionou o impacto positivo do networking proporcionado pela sessão.
“Sempre colho muitos frutos dessas rodadas de negócios. É uma oportunidade única para apresentar nossos serviços e criar conexões comerciais”.
Já Rosimeire Cardoso de Almeida, do Café do Vô Vicente, celebrou sua primeira participação em uma sessão desse tipo.
“Foi uma experiência impactante e enriquecedora para trocar experiências com outros empreendedores”.