Prefeitura de Caarapó anuncia suspensão de pagamento na quinzena; servidores se revoltam
| REDAçãO CAARAPONEWS
A Prefeitura Municipal de Caarapó comunicou oficialmente na manhã desta terça-feira (11), em suas redes sociais, que a quinzena de pagamento dos servidores público municipais está suspensa a partir de agora. No mês de janeiro, também não foi feito pagamento na quinzena.
No comunicado, algumas justificativas para tal medida são um tanto quanto duvidosas, como pagamentos de despesas fixas e parcelamentos previdenciários no início do mês, que também eram pagos por outras gestões, sem a necessidade de suspensão do pagamento do servidor, na quinzena, que era uma prática da Prefeitira de Caarapó a mais de 20 anos.
A administração também diz na nota que com a implementação do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge), os controles sobre as contas públicas ficaram ainda mais rigorosos. “Esse sistema impõe restrições e análises automáticas, dificultando a antecipação de pagamentos e exigindo total conformidade fiscal”, diz trecho.
“Segundo a Controladoria-Geral do Município e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), a antecipação de salários sem previsão legal é vedada e pode gerar penalidades. Nosso compromisso é com a transparência e a responsabilidade na gestão pública. O pagamento integral dos salários será efetuado até o dia 28 de fevereiro”, finaliza nota.
Revolta - Após a publicação da nota na página oficial da Prefeitura no Facebook, servidores se mostraram revoltados com a suspensão, às vésperas da data tradicional de pagamento.
Veja abaixo alguns dos desabafos feito por eles:
“Falta respeito com funcionário..pq já não avisou em janeiro que não ia pagar quinzena mais ..acha q funciona tudo geito deles lamentável essa administração (sic)”
“Para alguns não fará diferença,mas para outros vai custar juros, falta de alimento na mesa, contas atrasadas, mesmo porque não teve aviso prévio de corte.
Quem está aplaudindo certamente não precisa e muito menos tem amor e empatia pelo próximo.
Conheço a realidade de alguns funcionários que é doída e vai doer muito mais agora (sic)”
“Palhaçada... não estão nem aí com as pessoas que dependem da quinzena. Total falta de empatia com o próximo (sic)”
“Verdade acho uma falta de respeito com os funcionários deveria ter se pronunciado para nós organizarmos (sic)"
“Só houve comunicado porque vereador pontinha perguntou na sessão da câmara municipal se não íamos ficar esperando, falta de respeito com o servidor (sic)"