PUBLICIDADE

Governo envia água e caminhões para auxiliar famílias gaúchas

O percurso deve durar dois dias e meio. “A gente recebeu mapas. Algumas estradas que não podemos passar, porque estão interditadas

| MARISTELA BRUNETTO E FERNANDA PALHETA/CAMPO GRANDE NEWS


Governador acompanhou movimentação esta manhã para partida de novas equipes ao Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação/ Bruno Rezende)

Esta manhã, dois caminhões partiram de Campo Grande levando 10 pessoas e 30 mil copos descartáveis com água para distribuir às pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Desde o final da semana passada, o Executivo estadual tem enviado apoio, primeiro com equipes para ajudar no resgate de pessoas isoladas e animais, com um helicóptero e barcos do Governo.

Ainda está previsto o envio de técnicos da Sanesul para ajudar na retomada do abastecimento de água, suspenso em muitas cidades, diante dos alagamentos, e 19 médicos, insumos e alimentos, com mais caminhões.

“Estamos trabalhando para apoiar o Rio Grande do Sul e os irmãos gaúchos no sentido de mobilizar suprimentos e pessoas para ajudar neste momento difícil”, afirmou o governador Eduardo Riedel esta manhã, na saída das novas equipes.

O percurso deve durar dois dias e meio. “A gente recebeu mapas. Algumas estradas que não podemos passar, porque estão interditadas. Estou em um grupo (online de mensagens) que informam como está, já sei aonde vamos trabalhar o que vamos fazer, o que está precisando”, explicou o capitão Carlos Roledo, chefe do departamento de logística da Defesa Civil de MS. O ponto de partida para a ação será Porto Alegre.

"O Estado deslocou primeiro as equipes de resposta (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar), e agora estamos deslocando a parte da Defesa Civil. Com esse apoio entendemos que vamos auxiliar na parte da logística, no recebimento das doações e no direcionamento destes recursos a quem precisa", apontou o coordenador estadual da Defesa Civil de MS, o coronel Hugo Djan.

O governo também lançou campanha de coleta de doações, com escolas estaduais como pontos de coleta e até o show do músico Toni Garrido, que será no domingo no Parque das Nações Indígenas. A Prefeitura da Capital também se mobilizou e há iniciativas da comunidade, como CTGs. 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE