Paraguaios suspeitos de ligação com PCC são presos com dinheiro em espécie na fronteira
| DOURADOS AGORA/DA REDAçãO
Dois paraguaios investigados por suposta ligação com o PCC (Primeiro Comando da Capital) foram presos neste sábado (23), em Pedro Juan Caballero, cidade na fronteira com o Brasil. Com eles, a Polícia Nacional do Paraguai apreendeu mais de 34 milhões de guaranis em dinheiro vivo, montante equivalente a aproximadamente R$ 28 mil, além de dólares e reais.
Os detidos foram identificados como Douglas Danilo Colman Gamarra, de 26 anos, e Gustavo Ariel Palacios Rodríguez, de 34. Segundo as autoridades paraguaias, ambos são alvo de investigações relacionadas a possíveis execuções ocorridas na região de fronteira entre Brasil e Paraguai.
A prisão ocorreu durante uma fiscalização de rotina realizada no Bairro Obrero. Policiais abordaram Douglas, que dirigia um Volkswagen Polo, e perceberam inconsistências no documento brasileiro apresentado por ele. Durante a vistoria inicial, os agentes encontraram no interior do carro uma sacola repleta de maços de dinheiro em espécie.
Diante da suspeita, equipes do GEO (Grupo Especial de Operações) foram acionadas para reforçar a ocorrência. Enquanto os policiais levavam o suspeito para a delegacia, uma caminhonete Toyota Hilux interceptou a equipe. O motorista afirmou ser dono do dinheiro e tentou convencer os agentes a encerrarem o procedimento.
Já na unidade policial, uma revista minuciosa confirmou a apreensão de mais de 34 milhões de guaranis, além de notas em dólares e reais. Pouco depois, Gustavo Ariel Palacios Rodríguez compareceu à delegacia e alegou que o dinheiro teria origem na venda de um veículo. No entanto, conforme a polícia, ele apresentou versões contraditórias sobre os valores e a quantidade das notas encontradas.
Douglas Danilo Colman Gamarra possui extensa ficha criminal no Paraguai, com antecedentes por roubo agravado, lesão corporal grave, homicídio doloso, resistência e infrações relacionadas à lei de armas.
Em abril deste ano, ele já havia sido alvo de uma tentativa de assassinato em Pedro Juan Caballero. Conforme divulgou o jornal paraguaio Última Hora, criminosos armados dispararam diversas vezes contra o veículo blindado em que Douglas deixava uma penitenciária da cidade. Apesar do ataque, ele não foi atingido e procurou uma delegacia para registrar o caso.




