PUBLICIDADE

Mato Grosso do Sul registra três cidades entre as mais quentes do Brasil hoje

Água Clara, Três Lagoas e Corumbá lideram o ranking diário de temperaturas altas

| KAMILA ALCâNTARA / CAMPO GRANDE NEWS


Mesmo com previsão de chuva, calor predomina em Mato Grosso do Sul (Foto: Osmar Veiga)

Nesta quarta-feira (12), o Mato Grosso do Sul se destaca no ranking diário do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), com três de suas cidades figurando entre as mais quentes do Brasil. Água Clara e Três Lagoas, ambas com temperaturas próximas aos 38°C, e Nhumirim, estação meteorológica localizada em Corumbá, com 38°C, estão entre os maiores picos de calor registrados no país até às 15h.

Essas altas temperaturas ocorrem em meio a um cenário de instabilidade atmosférica, que, conforme a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), pode resultar em chuvas intensas e tempestades no Estado até sábado (15). O aumento da nebulosidade e o risco de precipitações elevadas, com volumes superiores a 30 a 40 mm em 24 horas, deixam a população em alerta.

A presença de uma frente fria oceânica e a formação de áreas de baixa pressão atmosférica são os principais fatores responsáveis pela elevação das temperaturas e pela instabilidade que afetará o estado nos próximos dias. Enquanto a instabilidade traz a possibilidade de chuvas fortes, o calor extremo persiste, tornando o cenário ainda mais desafiador.

Com o avanço da frente fria e os ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h, a população deve se preparar para um fim de semana com riscos de alagamentos, danos e quedas de árvores devido à força das tempestades. As mínimas nas diferentes regiões de Mato Grosso do Sul devem variar entre 20°C e 27°C, com máximas de até 35°C no interior do Estado.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE