Caarapó perde delegada titular para Fátima do Sul e não terá reposição; Juti também perde delegado
| REDAçãO CAARAPONEWS
A Segurança Pública do município de Caarapó, mais precisamente a Polícia Civil, sofreu mais duas baixas importantes na última semana. Após três anos atuando como delegada titular na DP de Caarapó, Vivian Hiluy, foi transferida para assumir a Delegacia de Atendimento a Mulher (DAM) de Fátima do Sul. A publicação da sua transferência foi divulgada no Diário Oficial da última quinta-feira (24).
Além da delegada Vivian Hiluy, seu marido, o também delegado de Polícia Civil, Leandro Santiago, que atendia a delegacia de Juti, também foi transferido para o município de Deodápolis. Como residia em Caarapó, Leandro também dava suporte e contribuia nas ocorrências do município.
Para piorar, conforme apurado pelo CaarapoNews, não há previsão de nenhum substituto para suprir a ausência dos dois delegados. Em Caarapó, o delegado Ciro Jales, que já atuava na DP local, assumiu a titularidade. Já em Juti, a informação apurada é de que o delegado de Jatei passará a responder pelo município também, deixando assim a delegacia daquela cidade sem um delegado titular e consequentemente prejudicando também o atendimento em Caarapó.
Outra informação que preocupa o atendimento na delegacia de Polícia Civil de Caarapó é a falta de escrivães. As duas lotadas na DP estão de atestados e recentemente a delegacia teve outas baixas, como do policial Régis “Cachorrão”.
A notícia da transferência de ambos os delegados pegou a todos de surpresa, visto que em reunião recente na Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), autoridades de Caarapó – prefeita, presidente da câmara, promotora de justiça – acompanhadas do deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), solicitaram ao secretário Carlos Videira um aumento do efetivo policial no município.
Em recente entrevista a rádio Caarapó FM, Zé Teixeira ao ser questionado sobre essas mudanças, mesmo após a reunião, foi enfático. “Pois é, fizemos uma reunião para aumentar o efetivo e diminuíram. Mas estarei cobrando providencias e a reposição desses profissionais, além de aumento não só da Polícia Civil, mas também da Polícia Militar”, concluiu.
Vale ressaltar que o município de Fátima do Sul, que é a sede da Regional ao qual a DP de Caarapó responde, conta com pouco mais de 20 mil habitantes, enquanto Caarapó passa dos 33 mil habitantes e está situada em um local de corredor do tráfico.