PUBLICIDADE

Moradores capturam Jiboia e a exibe com as mãos no Capitão Vigário

| REDAçãO CAARAPONEWS


Morador segurou a cobra da espécie Jibóia nas mãos

Na tarde de quarta-feira (10), moradores do bairro Capitão Vigário, em Caarapó, avistaram uma cobra da espécie Jiboia, de aproximadamente 1,43 metros de comprimento, na Rua Emílio Ribas.

Conforme relato do leitor do CaarapoNews, por volta das 13h30, moradores avistaram o animal em uma valeta, onde está sendo executada obras de rede de esgoto, na região.

Um dos moradores, Eduardo Ribeiro, chegou a pegar o réptil pelas mãos e disse ter soltado o mesmo em uma mata próximo ao local, devolvendo a cobra ao seu habitat-natural.

O que diz o especialista
O biólogo especialista em répteis e anfíbios, Adriano Martins, explica que a jiboia faz parte da família boidae - uma parente da sucuri e da cobra arco-íris. A principal característica de predação dessa família é a constrição, que é quando ela morde e se enrola na presa e causa uma pressão, apertando a caça. O biólogo destaca que essa pressão acaba matando a presa.

A forma adequada de capturar esses animais, pontua Adriano, é com a utilização de ferramentas e ter conhecimento técnico, tanto para não machucar o animal quanto para evitar riscos a quem o manuseia.

"Uma mordida dela machucaria muito. Ela é uma cobra que se alimenta de animais maiores. O processo digestivo dela demora mais dias. Na boca desses bichos há uma quantidade de bactérias exorbitantes, o que pode causar várias infecções. Ele não tem equipamento e nem treinamento. A jiboia poderia se voltar contra ele.. Por sorte essa era um animal pequeno, com menos de 1,5 metros", pontua.

O biólogo alerta para que a população em geral não manuseie animais silvestres, e sim acione os órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros pelo 193. 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE