PUBLICIDADE

Governo prevê Hospital Regional de Dourados atendendo no 2º semestre deste ano

| DOURADOSNEWS / JESSICA BEATRIZ


Hospital Regional é localizado na rodovia que liga Dourados a Ponta Porã - Crédito: Chico Ribeiro/ Governo MS

As obras do Hospital Regional de Dourados avançam conforme o cronograma estabelecido, e a previsão é de que os atendimentos à população comecem no início do segundo semestre de 2025. 

Com um investimento total de R$ 89,8 milhões, a unidade hospitalar oferecerá uma ampla gama de especialidades e serviços médicos.

O Hospital, localizado no km 4 da BR-463, rodovia que liga Dourados a Ponta Porã, terá uma área construída de 14.324,10 m² e será um dos principais centros de atendimento hospitalar da região.

O complexo hospitalar está sendo construído em etapas. As primeiras fases da obra, incluindo o Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas, já foram concluídas.

A terceira etapa, que está em andamento, tem previsão de entrega para dezembro de 2025, assim como o Serviço de Verificação de Óbito, que ainda será construído.

Segundo a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), responsável pela fiscalização do projeto, as obras seguem dentro do cronograma previsto, sem risco de paralisação, já que os repasses financeiros estaduais e federais estão em dia.

Estrutura e especialidades médicas

O hospital será dividido em três unidades:

Unidades I e II: ofertarão especialidades como ortopedia adulto e pediátrica, cirurgia geral e do aparelho digestivo, urologia, cirurgia vascular, plástica, oftalmologia, cirurgia ginecológica e otorrinolaringologia, além de pronto atendimento regulado.

Unidade III (Centro de Especialidades Diagnósticas): contará com serviços como cardiologia clínica, exames de imagem (tomografia, ressonância magnética, mamografia), polissonografia, eletroencefalograma, entre outros.

Ao todo, o hospital terá 132 leitos e capacidade para realizar cerca de 1.134 atendimentos hospitalares e 6.901 atendimentos ambulatoriais por mês, conforme estimativas do governo estadual.

Seleção da administração e informações 

Segundo a Agesul, a construção enfrentou desafios ao longo da execução, especialmente durante a pandemia de Covid-19, havendo dificuldades relacionadas à escassez de mão de obra e insumos, o que impactou as primeiras fases da obra. 

O processo de escolha da Organização Social de Saúde (OS) que administrará o hospital está na fase final. Após a conclusão da seleção, o contrato será firmado e o cronograma de trabalho definido.

A população pode acompanhar o andamento da obra e obter informações sobre o hospital por meio do site da Secretaria de Estado de Saúde, na seção de Chamamento Público.  


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE