Lula usa gravata de R$ 1.680 antes de sugerir não comprar produto caro
Um dia antes da fala, o petista apareceu em Brasília usando o acessório da marca de luxo francesa Louis Vuitton
| PODER360 / PODER360
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou uma gravata de luxo um dia antes de sugerir que uma das maneiras de “controlar os preços' é o brasileiro não comprar produtos caros. “Quem está vendendo vai ter que baixar', afirmou. A fala pegou mal. Virou meme nas redes.
No site da marca de luxo Louis Vuitton há um modelo igual ao usado pelo petista na 5ª feira (6.fev.2025), custa R$ 1.680. Eis a gravata do presidente lado a lado a que aparece no site da marca de luxo:
Formulário de cadastro alertas grátis do Poder360 concordo com os termos da LGPD. Inscreva-se Inscreva-se
A declaração do petista sugerindo que as pessoas parem de comprar produtos caros para controlar os preços foi dada na 6ª feira (7.fev), em entrevistas às rádios baianas Metrópole e Sociedade da Bahia.
“Uma das coisas mais importantes para que a gente possa controlar o preço é o próprio povo. Se você vai ao supermercado em Salvador e você desconfia que tal produto está caro, você não compra. Olha, se todo mundo tiver essa consciência de não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender porque senão vai estragar. […] Isso é da sabedoria do ser humano: eu não posso comprar aquilo que eu acho que está sendo exagerado o preço, então vou deixar na prateleira, não vou comprar, compro amanhã, compro outra coisa, compro um similar. É um processo educacional que vamos ter que fazer com o povo brasileiro' , afirmou o chefe do executivo.
Políticos de oposição criticaram e ironizam a fala do petista nas redes sociais.
“Pela lógica então… Não abasteça seu carro, não compre os remédios que o mantém vivo, não pague o aluguel da sua casa e vá morar na rua' , escreveu o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) no X.
O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) afirmou que “Para Lula, a população, para combater a inflação, não deve comprar o produto se estiver caro. Já quando os gastos são do Lula, o céu é o limite' . Em outra postagem, Moro também ironizou a promessa de campanha do Lula de “picanha e cerveja barata'.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também compartilhou um meme sobre a fala do presidente.
Os deputados federais Carol de Toni (PL-SC) e Kim Kataguiri (União Brasil – SP), e o deputado Estadual de São Paulo Guto Zacarias (União Brasil) também criticaram a fala de Lula.