PUBLICIDADE

Dourados: 89 anos de história e um futuro em movimento

| DOURADOSNEWS / JESSICA BEATRIZ


Novos projetos buscam melhorar a mobilidade urbana - Crédito: Clara Medeiros/Dourados News

Dourados, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, completa 89 anos, nesta sexta-feira (20) celebrando sua trajetória de crescimento e reafirmando seu papel como um dos principais polos econômicos e culturais da região Centro-Oeste.

Ao mesmo tempo em que honra seu passado, a cidade dá passos largos rumo ao futuro, investindo em mobilidade urbana para transformar a vida de seus moradores.

O aniversário de Dourados é uma oportunidade para refletir sobre como o passado e o futuro se encontram. Desde os tempos em que as vias eram simples trilhas de terra até o atual momento, em que as máquinas trabalham para reconfigurar o espaço urbano, Dourados demonstra que sua essência está na capacidade de se transformar sem perder suas raízes.

E por falar em transformações, os projetos financiados pelo Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Rio da Prata) prometem revolucionar a infraestrutura de Dourados, pavimentando o caminho para um crescimento urbano ordenado e inclusivo.

Desde a modernização de avenidas e construções de novas vias até a ampliação da acessibilidade em bairros periféricos, as iniciativas refletem um novo momento para a cidade.

Nesse sentido, já iniciaram as construções de três vias-parques, que vão margear os córregos Paragem, Água Boa e Rego D'Água, facilitando o acesso dos moradores e conectando diversos bairros do município. Essas obras também viabilizam o surgimento de parques lineares de maneira ordenada e sustentável, integrando questões ambientais e a construção de ciclovias.

Luís Gustavo Casarin, secretário da Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas), destaca que o crescimento de Dourados exigiu um olhar atento ao desenvolvimento, 'há muito tempo o trânsito está travado. Quando Dourados foi projetada e as vias existentes foram desenvolvidas, havia uma enorme diferença no número de veículos, pedestres e comércios'.

Mobilidade como eixo de desenvolvimento

Com obras de pavimentação, drenagem e requalificação de vias, os investimentos buscam não apenas melhorar o trânsito, mas também estimular a economia local, fortalecendo o comércio e a prestação de serviços.

De acordo com Casarin, Dourados já é uma cidade muito grande, mas bastante espalhada. Por isso, ele explica que 'tendo um fluxo mais fácil até a região central, os comércios poderão desenvolver melhor seus estabelecimentos e, consequentemente, atrair mais visitantes'.

Ele também enfatiza que promover essa conectividade entre os bairros e o centro da cidade é um dos principais focos para construir uma Dourados mais integrada e funcional. No entanto, ele ressalta que o processo exigiu determinação para superar desafios como desmatamentos, obtenção de licenças e desapropriações.

A reurbanização de avenidas estratégicas e a construção de novos corredores de transporte público são exemplos práticos desse avanço. Além de melhorar o fluxo de veículos, as mudanças também reduzem o tempo de deslocamento e favorecem o uso de ciclovias.

De acordo com Mariana Souza Neto, diretora-presidente da Agetran, as vias poderão servir como opções para novas linhas de transporte público, o que reduziria o tempo de deslocamento. Além disso, ela destaca que essas obras proporcionarão maior segurança para os ciclistas, já que incluem a construção de ciclovias.

Uma Dourados de oportunidades

Ao investir na mobilidade, Dourados não apenas se posiciona como uma referência regional, mas também atrai novos negócios e abre caminhos para o crescimento econômico.

Pensando a longo prazo, Casarin arrisca prever que, em cerca de cinco anos, Dourados pode se transformar em uma 'mini-capital', seguindo o atual planejamento para suas vias, 'Dourados estará muito mais moderna e aconchegante em relação ao trânsito,' afirma ele.

Neste marco de 89 anos, Dourados se reafirma como um lugar onde o passado e o futuro coexistem harmoniosamente. Os investimentos em mobilidade urbana não são apenas obras de concreto e asfalto, mas um convite para que todos, moradores e visitantes, continuem sonhando e construindo juntos o futuro dessa cidade tão singular.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE