Bebida em excesso, strip-tease e flerte com chefe: evite as gafes na confraternização da firma
Confira dicas para não passar vergonha na festa de fim de ano da empresa
| MIDIAMAX/MONIQUE FARIA
Com a chegada do fim de ano, muitas confraternizações são marcadas, inclusive as festinhas da firma. Essas, apesar do clima descontraído, acabam sendo uma extensão do ambiente do trabalho. Portanto, não tem como ser diferente, é preciso ficar atento às regrinhas de etiqueta para evitar gafes que podem te acompanhar durante todo o ano seguinte!
Imagine a cena: uma recepcionista que bebeu além da conta resolve flertar com o chefe, que também havia bebido muito, ao fim da festa de confraternização, e pede para “passar a noite com ele”. Isso tudo na frente de outros funcionários da empresa, inclusive os responsáveis pela organização da festa. Essa é uma das diversas histórias constrangedoras que a consultora de RH, Maildes Marinho, já presenciou em seus 25 anos de profissão.
“Eu era uma das pessoas responsáveis pela organização da festa. Rapidamente chamei um carro de aplicativo e solicitei que a levasse na casa dela. Pedi também para o diretor, chefe dela, que fosse pra casa dele, pois a festa já havia encerrado. Mas a esposa do diretor ficou sabendo e a moça foi demitida”, contou.
Episódios relacionados à excesso de bebida são os mais frequentes, segundo Maildes. Por isso, se atentar à quantidade de álcool ingerido durante a confraternização, é um dos primeiros cuidados a se ter na ocasião.
“Esse ano eu já fui em algumas festas e isso tem se repetido com frequência. O funcionário durante a festa de confraternização bebe a mais e junta um grupinho ou senta do lado de um colega, e começa a contar coisas do seu departamento ou do seu chefe, que não devem ser mencionadas”, explica.
Cuidado com a empolgação em público
Outra situação constrangedora presenciada pela consultora foi em show de talentos promovido pela empresa para a qual trabalhava na época. Assim, na festa de fim de ano, os funcionários foram convidados a se inscrever no concurso, com as suas habilidades. Entre os inscritos, um grupo de quatro rapazes decidiu cantar uma música de pagode, pois eram talentosos com os instrumentos musicais.
Na primeira apresentação, tudo ocorreu bem e a música agradou ao público, que acabou pedindo mais uma. Mas, na segunda música, os rapazes acabaram se empolgando além da conta e fazendo um strip-tease, que chocou os demais presentes na festa.
“Quando pediram mais uma, eles cantaram uma música com uma letra um pouco mais sensual e começaram a tirar a camisa e também a tirar o shorts, e fazer strip-tease. Foi muito constrangedor e desesperador para o RH, que não esperava. Na segunda-feira foram chamados para explicarem aquele comportamento”, relatou.
Dicas para fugir de situações constrangedoras
Se você já tem uma festa da firma marcada para esse ano e não quer correr o risco de cometer uma gafe diante de seu chefe ou colegas de trabalho, fique atento às dicas passadas pela consultora.
A primeira delas é se vestir adequadamente, de forma que fique confortável na festa, mas que demonstre profissionalismo e evite comentários desnecessários. “Estará ali o chefes, os colegas, pessoas que não é do seu círculo de amizade, na grande maioria. Então, a roupa, especialmente para as mulheres, é a impressão que você vai passar de seriedade ou não”, explica.
O segundo ponto é não exagerar na bebida e nem nas danças, mesmo que o clima entre as pessoas esteja descontraído e divertido. Afinal de contas, continua sendo uma festa com colegas de trabalho.
“A festa de uma empresa não é uma festa dos seus amigos, na sua casa, no final de semana. Então, você precisa controlar a bebida alcoólica pra que você também se controle na hora de dançar. Não é um lugar onde você vai se jogar e dançar na boquinha da garrafa”, ressalta.
O terceiro requisito é saber a hora de ir embora. Normalmente os espaços alugados possuem horário limite para serem utilizados. É comum que o chefe fique até o final da festa. Assim, encerrando todas a programação da noite, já é hora de se despedir e ir para a casa.
“Se o local foi reservado, por exemplo, para uma festa durante o dia e vai até às 18h, esse é o horário de ir embora. Ficar até as 20h ou 21h bebendo, a chance de dar problema para o dia seguinte ou para a segunda-feira, no início do expediente, será grande”, afirma.
.