'A oportunidade está aqui', diz Riedel sobre momento econômico de MS
| DOURADOSNEWS / ADRIANO MORETTO
Em Dourados, na noite desta terça-feira (03), participando da posse da nova diretoria do Sindicato Rural, o governador Eduardo Riedel (PSDB) voltou a falar sobre o bom momento econômico que Mato Grosso do Sul vive.
À imprensa, ele também citou a necessidade de qualificação de mão de obra, um dos principais problemas enfrentados pelas indústrias.
E é nessa capacitação que o governador cita também o papel do sindicato, que através de parceiros, pode auxiliar neste processo, já que todo o Estado vem passando por grande processo de industrialização.
“O agro de Dourados e no Mato Grosso do Sul é totalmente representativo e junto a industrialização, sem dúvida, o sindicato tem papel relevante neste processo. Recentemente, em um evento internacional, do BTG Pactual, o acionista majoritário falou sobre a dificuldade de mão de obra, sobre casos específicos aqui da Seara [com planta em Dourados]. Isso é um desafio de todos nós [melhorar a mão de obra]. Então, é neste sentido que o sindicato pode ajudar, na capacitação, treinamento. É por isso que o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) está aí, para poder apoiar essas iniciativas. A gente tem que qualificar cada vez mais o nosso Estado, as pessoas que ainda estão desocupadas e precisam desse suporte, pra poder encontrar oportunidade”, relatou Eduardo Riedel.
O governador ainda falou sobre os recentes investimentos feitos por grandes indústrias no município e as oportunidades que elas trouxeram à cidade.
No início de novembro, a Coamo anunciou que aplicará em torno de R$ 280 milhões para ampliar a planta industrial em Dourados e também na construção de um novo armazém de soja no município.
“Tem a Coamo, que é consagrada. Tem a Inpasa, parece que inaugurou e acabou [os investimentos], mas não, ela vem passando por excessivos investimentos e aumentando a contratação. Tem a Seara em ampliação, passando de 6 mil para 9 mil abates [de suínos] por dia, demandando bastante mão de obra”, comentou, citando em seguida: “A oportunidade está aqui. Tem outras empresas que namoram, vão pro município A, B ou C, mas o conjunto é muito positivo”, finalizou.
Eduardo Riedel desembarcou no fim da tarde desta terça-feira no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira e pernoita no município. Ele participa da cerimônia de posse do novo presidente do Sindicato Rural, Gino José Ferreira, eleito em outubro deste ano para comandar a instituição para o próximo quadriênio.
Nesta quarta-feira pela manhã, o governador retorna à Campo Grande para outras agendas.