Grupo índigena de MS está no principal game de futebol virtual do mundo
A faixa 'Jaraha', desenvolvida em parceria com o DJ Alok, carrega influências da cultura guarani-kaiowá, mesclando batidas eletrônicas com elementos tradicionais indígenas
| THAILLA TORRES / CAMPO GRANDE NEWS
A música do grupo de rap indígena Bro MC's agora faz parte da trilha sonora oficial do jogo EA Sports FC 25, um dos games de futebol mais conhecidos do mundo, mais conhecido como FIFA. A faixa 'Jaraha', desenvolvida em parceria com o DJ Alok, carrega influências da cultura guarani-kaiowá, mesclando batidas eletrônicas com elementos tradicionais indígenas. O lançamento mundial do jogo aconteceu na última sexta-feira (27).
Ao lado deles, músicos como Billie Eilish, Coldplay, Jack White, J Balvin, entre outros, estão na trilha sonora do jogo. Os brasileiros Vintage Culture, com a música “Weak', e Nonô, com a canção “Vem!', também fazem parte da trilha. Ao todo, 117 músicas de artistas de 27 países animarão as partidas de futebol do EA Sports FC 25.
A música Jaraha expõe a triste realidade dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul no passado e no presente, e clama para que o canto de batalha pela retomada do “tekohá' (categoria nativa de referência ao lugar físico e sagrado de origem e pertencimento onde podem viver do jeito Guarani de ser) seja ouvido. Essa é a primeira vez que músicos de MS estão na trilha sonoro do famoso game.
Desde sua formação em 2009, o Bro MC's tem usado o rap como ferramenta de resistência e ativismo, abordando temas como a preservação da cultura indígena, o combate ao preconceito e a luta por direitos das populações originárias. Sendo o grupo de rap indígena mais antigo do Brasil, Clemerson Batista, Bruno VN, Kelvin Mbaretê e Charlie Peixoto, encontram no rap um espaço para divulgar as lutas e vivências dos povos indígenas, ao mesmo tempo em que reafirmam sua identidade cultural.