PUBLICIDADE

Avião cargueiro mais moderno do mundo atua no Pantanal com jatos de água

Além disso, o reservatório em solo - local utilizado para fazer o reabastecimento de água na aeronave - tem capacidade para 22 mil litros de água

| LUCAS MAMéDIO/CAMPO GRANDE NEWS


KC-390 Millennium para na pista antes de atuar no combate às chamas no Pantanal (Foto: Divulgação/FAB)

A aeronave KC-390 Millennium, uma das mais modernas projetadas pela Embraer e usadas pela Força Aérea Brasileira, já começou a atuar no combate às chamas no Pantanal.

Vídeos divulgados pela FAB mostram a aeronave já trabalhando sobre o bioma pantaneiro, bem como mostramos reservatórios d’água e toda a estrutura mecânica adaptada para o tipo de trabalho demandado no Pantanal atualmente.

O modelo é considerado o cargueiro mais rápido e moderno do mundo e pode levar de uma só vez 12 mil litros d´água. Operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – a aeronave vai atuar, pela primeira vez, em combate real a incêndio em voo nas queimadas.

“A aeronave KC-390, desenvolvida pela EMBRAER, é uma plataforma multimissão eficaz no combate a incêndios em diversos biomas, como o Pantanal brasileiro. Utilizando o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS2, (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System), ela pode lançar até 12 mil litros de água com alta precisão, mesmo sob condições desafiadoras de baixa altitude, baixa velocidade e altas temperaturas.”, ressaltou o Comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – , tenente-coronel aviador Bruno Americo Pereira.

Reservatório d'água - O equipamento MAFFS conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 3 mil galões - aproximadamente 12 mil litros - de água em áreas de incêndios.

Segundo a FAB, este sistema oferece maior precisão, aumentando significativamente a eficácia das operações de combate a incêndios. Tudo isso é realizado levando em conta as adversidades da operação, que requer um voo a baixa altitude, baixa velocidade e em elevadas temperaturas. Dessa forma, é possível manter a aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer a performance do KC-390.

MAFFS pode ser rapidamente instalado ou removido do compartimento de carga da aeronave a partir de seu próprio trailer. O sistema requer apenas energia elétrica da aeronave para funcionamento. Trata-se de um elemento altamente vantajoso em operações de enfrentamento a incêndios, visto que possui a capacidade de carregar grande volume de água e retardantes de chamas, além de poder ser rapidamente instalado em qualquer aeronave compatível, devido à sua característica de modularidade.

Além disso, o reservatório em solo - local utilizado para fazer o reabastecimento de água na aeronave - tem capacidade para 22 mil litros de água. 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE