PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
12/11/2015 13h25

Produtor tem que cadastrar plantio de soja até 10 de dezembro em MS

G1 MS


O agricultor que está cultivando soja no ciclo 2015/2016 tem até o dia 10 de dezembro para cadastrar as informações sobre o plantio na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). O registro da área plantada é obrigatório e visa levantar informações sobre o cultivo da oleaginosa para subsidiar a execução de ações de prevenção e controle da ferrugem asiática.



A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), projeta que a área plantada cresça cerca de 4,5% neste ciclo frente ao anterior, passando dos 2,3 milhões de hectares para os 2,4 milhões de hectares. “Ainda existem agricultores que não conhecem a obrigatoriedade do cadastro, por isso todos os anos fazemos o alerta aos produtores sul-mato-grossenses”, explica o presidente da entidade, Christiano Bortolotto.


A Iagro aponta que um dos controles que o cadastro do plantio de soja possibilita é a verificação de que o vazio sanitário da cultura está sendo cumprido. O vazio, que este ano foi de 15 de junho a 15 de setembro, é uma proibição do cultivo justamente para evitar a disseminação da ferrugem asiática, que é considerada uma das principais doenças a atingir a soja.


A Aprosoja/MS alerta que para cada propriedade deverá ser feito um cadastro e que o produtor que perder o prazo do cadastramento está sujeito ao pagamento de multas. 




NENHUM COMENTÁRIO



escrever comentário




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Tupy30
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
  • Tigre32