PUBLICIDADE

Vacinação anti-rábica supera meta em Caarapó

Campanha chega em Cristalina e Nova América ainda neste mês

| CAARAPONEWS


O Departamento de Vigilância Sanitária de Caarapó, órgão responsável pelo controle de zoonoses, informou que a vacinação anti-rábica em andamento no município já superou o número de vacinas realizadas no ano passado. Até a campanha do dia 26 de setembro, 8.025 cães e gatos já haviam sido vacinados, contra 6,5 mil no ano passado – número que representa a meta para 2009.
 

  De acordo com o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária de Caarapó, Osvaldo Lupinetti, foram realizadas vacinações em Caarapó (zona urbana), aldeia indígena Te’ýikue e zona rural. “Estamos programando a vacinação nos distritos de Cristalina e Nova América ainda para este mês. Pretendemos vacinar em torno de 450 animais nos distritos”, esclareceu Lupinetti, que acredita que a superação da meta se deve ao fato de que os proprietários de animais têm cada vez mais consciência da importância da imunização.
    A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, pelas mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados.
  Nos centros urbanos, cães e gatos, por terem o hábito de caçar, estão mais expostos, podendo entrar em contato com um animal infectado e, dessa forma, virem a contrair a doença.
    A raiva humana em regiões urbanas é prevenida por meio da vacinação anual de cães e gatos.(Dilermano Alves)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE