PUBLICIDADE

Caarapó atinge 99,9% da meta de vacinação antipólio

O objetivo era vacinar 2.326 crianças menores de cinco anos, mas foram efetivamente imunizadas 2.325

| CAARAPONEWS


Por Dilermano Alves

A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó informou esta semana que a campanha de vacinação contra paralisia infantil, realizada no último sábado, atingiu 99,96% da meta. O objetivo era vacinar 2.326 crianças menores de cinco anos, mas foram efetivamente imunizadas 2.325 – apenas uma abaixo da meta.

 

De acordo com o coordenador do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde local, Vilmar Batista dos Santos, a vacinação continua no PAM e nos postos de saúde. “Os pais precisam levar a criança até uma unidade de saúde, que funciona de segunda a sexta-feira, sendo também importante apresentar o cartão de vacina para controle das imunizações”, explicou.

 

Para o prefeito Mateus Palma de Farias, o grande comparecimento dos pais com os filhos aos postos de vacinação na campanha de sábado passado se deve à organização da equipe da Secretaria de Saúde, à ampla divulgação da campanha e especialmente à conscientização dos pais em relação à importância da vacina para a saúde dos filhos. “Apesar de não termos casos de paralisia infantil registrados nos últimos tempos, é preciso que todos nós continuemos atentos e vacinando as crianças, tendo em vista que essa é a forma de prevenir contra a doença”, comentou o prefeito.

 

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil erradicou a poliomielite desde 1989. Esse resultado é creditado às campanhas de vacinação realizadas desde o início da década de 1980. A imunização é a única forma de prevenir a doença e manter o país livre da circulação do vírus.

 

Reforços – As crianças devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo depois dessa etapa é importante que, até completar cinco anos, elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Esses reforços acontecem porque a doença é transmitida por três tipos de vírus. Se a criança não desenvolveu imunidade com relação a um deles, com as várias doses, ela tem oportunidade de se proteger.


A vacina contra a poliomelite é oferecida pelo Sistema Único de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Além da distribuição nas duas etapas da campanha, ela fica disponível nos postos de saúde durante todo o ano. A poliomelite é uma infecção grave causada por três tipos vírus que provoca lesões no sistema nervoso, podendo matar ou provocar a paralisia dos membros (pernas e braços). A doença é transmitida via oral.

 

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE