Chuvas de setembro em MS atrasam moagem da cana
| DOURADOSNEWS
A Biosul – Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul, apresentou os dados da safra de cana de açúcar entre 2015 e 16 com moagem até 30 de setembro no Estado e segundo os números, o volume acumulado da matéria prima processada até o momento é de 33,11 milhões de toneladas, 15,15% maior em relação ao mesmo momento na safra anterior.
Apesar da melhoria nos índices, no mês passado choveu o dobro da média histórica no Estado, fazendo que as usinas perdessem com isso entre 3 e 4 dias de operação na quinzena.
Segundo o presidente da Biosul, Roberto Hollanda, o déficit deve ser recuperado ao longo do tempo; “Ao longo da safra a chuva atrasou a produção do Estado em cerca de 3 milhões de toneladas. No entanto, como estenderemos o período de moagem, é um déficit que pode ser recuperado”, disse.
Apesar da negativa na moagem, na segunda quinzena de setembro foram processadas 2,71 milhões de toneladas de cana, 39,8% maior que no mesmo período na safra passada.
O índice que mede a qualidade da matéria prima, o ATR/TC (Açúcares Totais Recuperáveis por tonelada de cana) atingiu 130,29 kg no acumulado, volume 1,5% maior que o da safra passada.
Até a segunda quinzena de setembro foram produzidas 965 mil toneladas de açúcar, quantidade 9,98% maior que a produção registrada anteriormente, que foi de 877 mil toneladas.
Dados referentes à produção de etanol registram que o acumulado até 30 de setembro foram produzidos 459,45 milhões de litros de etanol anidro e 1,490 bilhão de litros de etanol hidratado, resultando 1,94 bilhão de litros de biocombustível, volume 19,6% maior que na safra 2014/2015.



