Caarapó comemora queda no índice de casos de dengue
| CAARAPONEWS/VANER MATOS
Depois da epidemia de casos de dengue ocorrido no início do ano passado e um período considerado pelas autoridades da saúde, como crítico, o município de Caarapó comemora uma forte queda nos índices de casos de dengue. Em reunião realizada na última quinta-feira, 18, na sede do Sindicato Rural de Caarapó, o secretário municipal de saúde, Ireu Natal Barros, e coordenador do Programa de Controle de Vetores Ivo Benites, apresentaram números que representam uma conquista aos munícipes.
Os dados estatísticos apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam uma redução de pouco mais de 98% de casos de dengue no primeiro semestre de ano de 2011, em relação ao mesmo período de 2010. “Em 2010 foram notificadas 1.042 residências onde foram detectados 827 casos, enquanto que no primeiro semestre deste ano, foram notificadas 33 residências, e foram detectados apenas 04 casos” explicou Ivo Benites.
Durante a reunião, Ireu Barros comentou sobre as estratégias de controle das endemias, especificamente o combate a dengue no município e o conjunto de ações e parcerias que possibilitaram essa conquista. “Esse resultado que o município de Caarapó vive hoje, é fruto de intenso trabalho, dos agentes de saúde, palestras em escolas, coleta de pneus, plantação da crotalária, e o envolvimento da Câmara de Vereadores e outras instituições (...) mas não significa que podemos parar, agora é hora de ficarmos mais atentos” disse.
Na opinião de quem sofreu com os sintomas da dengue, como é o caso do jornalista e assessor de imprensa da Câmara de Vereadores de Dourados, João Pires, os caarapoenses tem mesmo de comemorar, e continuar se prevenindo “ Eu passei por febre alta, desanimo, dor no corpo, em alguns casos há vomito e diarréia, os sintomas só desapareceram depois que eu fiz consulta médica e tomei soro, depois de uma ou duas semanas o corpo começa a 'pipocar', dai é o sinal que a dengue está indo embora, então se diminuíram os índices os cuidados devem ser maiores para manter assim” comentou o jornalista.
Preocupados em atingir um nível de pandemia, em Caarapó foi criada no ano passado, a Lei Municipal nº 1.030 de 06 de Dezembro de 2010, que entrou em vigor desde 09/02/2011, mas segundo Benites, aos infratores ainda não estão sendo aplicada nenhum tipo de penalidade. O descumprimento da Lei nº 1.030, prevê multas que variam de R$ 622,42 a R$ 778,00, em áreas comerciais, a multa pode chegar a R$ 3.890,00.
Ainda de acordo com o artigo 2º da Lei, parágrafo 3, na hipótese de imóveis que estiverem fechados ou abandonados, destinados a locação imobiliária e que não proporcionarem a entrada das visitas dos agentes de saúde, também deverão ser multados.
Para manter os índices controlados, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, alem das ações de rotina realizadas periodicamente, estão programadas as seguintes atividades:
- Aquisição de 30 Kg de sementes de crotalária, para serem distribuídas à população da cidade e dos Distritos, bem como promover orientações dos agentes de saúde para o cultivo da planta.
- Intensificar mutirões de limpeza na Sede e Distrito entre os meses de outubro e novembro de 2011;
- Manter as ações educativas em parcerias com órgãos governamentais e ONGs
- Continuar a coleta de pneus pelo menos uma vez por mês em todas as borracharias em parceria com a Secretaria Municipal de obras e Serviços.
- Concluir a firmação de Convenio com a Reciclanip, através de consórcio entre os Municípios de Caarapó, Juti e Laguna Carapã, para que faça o recolhimento dos pneus inservíveis gerados pelos três municípios sendo que o ponto de coleta será estabelecido em Caarapó/MS;
- Viabilizar o mais breve possível a aplicação da Lei Municipal nº 1.030 de 06 de Dezembro de 2010, já em vigor com intuito de contribuir no controle do referido agravo e também no combate ao Achatina Fulica (Caramujo Africano).



