Chega a 6 mil o número de usuários de internet em Caarapó
| CAARAPONEWS
Por Vaner Matos
Foi se o tempo em que um computador conectado a uma internet era privilégios de alguns. Um recente levantamento técnico, realizado por fornecedores de internet via rádio, em parceria com a Rádio Comunitária Caarapó FM, apontou um crescimento significativo de usuários de internet em Caarapó. Os números são surpreendentes, e já chega a dois mil micros computadores conectados a uma rede de internet por residência.
Segundo informou o professor mestre em matemática e estatística, Edmir Terra, que também é um dos membros da emissora, em Caarapó existem atualmente pelo menos 800 conexões de Banda Larga, a maioria delas é feita com as tecnologias ADSL, e 1.200 conexões Via Rádio, o que representa dois mil pontos de internet.
De acordo com o professor em um cálculo estatístico a estimativa é que existam 6 mil usuários ativos de internet no município. “Nosso levantamento aponta dois mil micros computadores conectados, mas na estatística deve se levar em consideração que três pessoas em uma residência usam o mesmo PC, considerando ainda o acesso de lan houses e outros locais públicos como escolas informatizadas” explicou.
O levantamento pode ser comprovado pelo site CaarapoNews. O diretor André Nezzi informou que o portal recebe em média de 6 a 7 mil acessos diários, chegando a 200 mil mensais. “Quando entramos no ar há quatro anos atrás, tínhamos uma média de mil visitantes diários e 30 mil mensais. Percebemos que esses números vêm crescendo dia após dia”, afirma.
Nezzi acredita que o número de pessoas que têm acesso à rede em Caarapó ainda seja um pouco maior. “Notamos que os acessos dão uma diminuída nos feriados e finais de semana, o que significa que muitas pessoas acessam a internet do trabalho, escolas e universidades, sem contar as Lan-houses. Ou seja, existe uma boa parcela da população que não possui computador, mas que tem acesso à internet nesses locais. Por isso, acredito que esses números apresentados seja dos internautas ativos, que acessam os conteúdos frequentemente, mas existe uma boa parcela da população que sempre que pode também está conectada a rede, isso sem contar que hoje em dia é possível navegar até mesmo pelos aparelhos celulares”, observa.
Para o diretor do Caaraponews a tendência é que esses números aumentem cada vez mais. “Com esse novo plano do Governo, de popularizar a internet, acredito que em um curto espaço esses números apresentados agora, vão dobrar”, finaliza.
A observação de André Nezzi vai de encontro com recente levantamento em nível nacional. Na última semana, uma pesquisa realizada pelo Ibope, constatou que o número de usuários ativos de internet no Brasil cresceu 23% entre maio de 2010 e maio de 2011. O número, que inclui usuários com acesso à internet em casa ou no trabalho, saltou de 37,3 milhões para 45,7 milhões.
Um dos fatores cooperou para este aumento de usuários em Caarapó, é a facilidade de aquisição de computadores, devido à proximidade com o Paraguai, e ainda, o parcelamento em longo prazo das lojas brasileiras, somado a isso, as famílias podem optar pelo sistema de internet mais barato e sem burocracia, a Via Rádio.
Só em Caarapó, existem atualmente quatro servidores de internet via rádio e vários pontos de distribuição, inclusive graças a este sistema, os distritos de Cristalina, Nova América, sítios, chácaras e fazendas, podem ter acesso à internet.
Para o empresário do ramo, Márcio de Andrade, oferecer internet via rádio às pessoas, principalmente àquelas famílias de baixa renda, é uma forma de democratizar a informação. “A informação fincou muito tempo confinada a um grupo minoritário, hoje graças a este sistema podemos dizer que estamos promovendo a inclusão digital e democratizando a internet” afirmou o empresário.
O estudante da EJA (Educação de Jovens e Adultos) Adaildo Cordeiro, 24, aprendeu informática há pouco tempo, para ele a internet é a chave que abre a porta do mundo e confirma. “Realmente hoje nós temos a chance de usar a internet de forma barata e prática, o que me ajuda nos trabalhos da escola e ainda fico informado das noticias da cidade, do país e do mundo, não tem limites”.



