PUBLICIDADE

Pedágio em Caarapó pode subir para R$ 12,70 a partir de agosto após reajuste aprovado pela ANTT

Concessionária aceitou reajuste proposto pela agência nacional; novo valor deverá ser sancionado em julho e entrar em vigor no dia 5 de agosto

| CAARAPONEWS CLODOALDO SILVA, DE BRASíLIA


Pedágio na praça de Campo Grande da BR-163 vai sair de R$ 10,00 para R$ 14,30, após a entrada em vigor do novo preço em agosto - GERSON OLIVEIRA

Os motoristas que utilizam a praça de pedágio da BR-163 em Caarapó poderão pagar mais caro para trafegar pela rodovia a partir de 5 de agosto. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) definiu um reajuste médio de 41,63% nas tarifas da concessão administrada pela Motiva Pantanal, percentual superior ao solicitado inicialmente pela concessionária.

Caso a proposta seja aprovada pela diretoria da ANTT, a tarifa para veículos de passeio na praça de Caarapó passará dos atuais R$ 8,90 para R$ 12,70, um aumento de 42,7%, um dos maiores entre as nove praças de pedágio existentes ao longo dos 845 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso do Sul.

O reajuste é composto pela atualização monetária baseada na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 26,97%, somada ao chamado "degrau tarifário", de 33,64%, previsto no aditivo contratual firmado entre a concessionária e a ANTT. O percentual adicional foi autorizado após a empresa cumprir as metas iniciais de obras previstas no novo contrato de concessão.

A Motiva Pantanal informou à agência reguladora que concorda com os índices propostos, desde que eventual diferença entre o IPCA provisório e o índice definitivo seja compensada na revisão tarifária do próximo ano.

Para Caarapó, o reajuste poderá representar um aumento significativo no custo de deslocamento de moradores, produtores rurais, caminhoneiros e trabalhadores que utilizam frequentemente a BR-163 para viagens a municípios da região, como Dourados, Rio Brilhante e Campo Grande.

Além de Caarapó, outras praças também terão reajustes expressivos. Em Itaquiraí, a tarifa poderá chegar a R$ 12,60; em Campo Grande, R$ 14,30; e em Mundo Novo, R$ 9,20. O maior percentual de aumento foi previsto para São Gabriel do Oeste, onde a tarifa poderá subir 44%.

Se entrar em vigor, o novo valor fará com que um motorista de veículo de passeio desembolse aproximadamente R$ 107,90 para percorrer toda a extensão concedida da BR-163 em Mato Grosso do Sul, frente aos atuais R$ 76,10.

O reajuste ainda depende da aprovação final da diretoria da ANTT. Caso seja homologado, os novos valores passam a valer a partir do dia 5 de agosto.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE