PUBLICIDADE

Tempestades extremas deve atingir MS, com ventos acima de 100 km/h no fim de semana

Inmet publicou alerta vermelho para o Estado, mais grave da escala

| TOP MíDIA NEWS/CAROL RAMPI


Arquivo TopMídiaNews

Fortes chuvas voltaram a causar transtornos em Mato Grosso do Sul na quinta-feira (13), com alagamentos, enxurradas e diversos estragos em Campo Grande. Agora, o Estado deve enfrentar novas tempestades entre domingo (16) e segunda-feira (17), desta vez sob alerta vermelho, conforme aviso do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). 

O alerta vermelho, o mais grave na escala, indica que o volume total de chuvas pode chegar a mais de 100 milímetros em 24h, com ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. A situação também indica a probabilidade de grandes danos e acidentes, com riscos para “a integridade física ou mesmo à vida humana”. 

Pelo menos 42 municípios de MS estarão sob o alerta, que começa às 9h do domingo e vale até as 3h de segunda-feira. 

O instituto indica que a população deve desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em caso de enxurrada ou similar, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos e em caso de situação de perigo confirmada, procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre. 

A Defesa Civil Municipal também explicou que os alertas sonoros emitidos via aparelho celular, como nos testes do mês de setembro, poderão ser enviados em caso de alertas vermelhos. 

Segundo alerta

O Estado todo também seguirá com o alerta laranja, ou seja, de perigo, para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, a partir da 1h de domingo até às 8h de segunda-feira. 

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE