Jiboia de mais de um metro é resgatada em portão de residência em Dourados
| DOURADOS AGORA/THIAGO MARQUES
Uma jiboia com mais de um metro de comprimento surpreendeu moradores de uma casa em Dourados na última sexta-feira (7). O animal estava enrolado próximo ao portão da residência quando foi avistado pelos moradores, que acionaram a equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA). O resgate foi divulgado apenas nesta segunda-feira (10).
De acordo com a PMA, a serpente foi encontrada encostada em um muro do imóvel e capturada com o auxílio de ferramentas apropriadas, como pinças e ganchos de contenção, além de um tambor plástico para transporte seguro.
A cobra, da espécie Boa constrictor, conhecida popularmente como jiboia, não apresentava ferimentos e estava em boas condições de saúde. Após a captura, foi solta em uma área de mata, longe de residências, onde pôde retornar ao ambiente natural.
A jiboia não possui veneno, mas pode morder e imobiliza suas presas com o corpo, por meio de fortes contrações musculares. Sua alimentação é composta principalmente por pequenos mamíferos, lagartos e aves.
É uma das maiores serpentes do Brasil, podendo ultrapassar três metros de comprimento. A espécie é comum em áreas de Cerrado e Mata Atlântica, biomas típicos da região de Dourados.
A PMA reforça a orientação para que, ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas, a população não tente capturá-los e entre em contato com as autoridades ambientais pelo telefone 190 ou pelos canais oficiais do órgão.




