PUBLICIDADE

Instalação de antena de internet "acaba" com praça e revolta moradores

Prefeito afirma que obra é totalmente bancada pela Claro, que oferecerá acesso gratuito aos moradores

| CLARA FARIAS / CAMPO GRANDE NEWS


Instalação de antena na Praça da Marambaia (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A instalação de uma antena de internet na Praça da Rua dos Cristais, no Bairro Marambaia, em Bonito (MS), tem gerado protestos entre moradores. O equipamento, que divide espaço com um parquinho infantil, preocupa a comunidade devido à falta de isolamento adequado na obra e ausência de consulta pública. Enquanto o prefeito Josmail Rodrigues (PSDB) defende que a estrutura fornecerá internet gratuita à população, moradores criticam a perda do único espaço de lazer da região. A instalação faz parte de um projeto que prevê cinco antenas em bairros distantes do Centro de Bonito.

De acordo com moradores, as obras começaram recentemente e já foi aberta uma escavação profunda para a base da estrutura, ao lado do parquinho  da praça da Rua dos Cristais. A população acha que a obra poderia ser feita em outro ponto, sem prejudicar as áreas de convívio.

O local permanece aberto, sem isolamento adequado, e também preocupa quem frequenta a praça com crianças pequenas.

A reportagem, alguns moradores declararam insatisfação com o projeto e afirmam que não houve consulta à população. A psicóloga Aline Carla da Rocha Soares Bento, de 42 anos, contou à reportagem que vê a instalação como uma perda do espaço público.

“Em vez de promover saúde e contribuir para que o espaço público seja adequado à saúde mental e física das pessoas, o local acaba perdendo espaço justamente para uma empresa de telefonia, sendo que há vários estudos mostrando que o uso excessivo do celular ocasiona prejuízos às pessoas', relata a psicóloga.

Apesar de viver em Aquidauana atualmente, Aline morou em Bonito e, como possui terrenos no local, participa ativamente das discussões que envolvem os espaços públicos. Ela detalha que o bairro está localizado distante do Centro e é o único lugar de lazer das pessoas que moram ali.

Um morador do Marambaia, que pediu para não ser identificado, de 42 anos, contou à reportagem que sempre vai até a praça com o filho de um ano e que, anteriormente, a antena de internet estava instalada na Associação de Moradores do Marambaia. Ele também relata que, no começo das obras, os moradores sequer sabiam o que seria feito no local.

“Nós ficamos sabendo por meio de um grupo de mensagens que ali seria instalada uma antena. É uma preocupação também, pois será que vai ter segurança? As crianças podem querer subir nessa antena [...] O parquinho fica bem ao lado do buraco onde será colocada a antena. O local permanece completamente aberto, tanto é que fui lá pela última vez na semana passada e não voltei mais, pois não é seguro para as crianças', finalizou.

Outra moradora, de 60 anos, relata que aquele não é um local adequado para a instalação da antena. “Cada vez mais, a comunidade não tem espaço de lazer. O ideal seria colocar no terreno da frente, mas é privado e não querem gastar', disse.

Questionado pela reportagem, o prefeito Josmail Rodrigues (PSDB) afirmou que a instalação proverá internet de graça para a população. Segundo ele, ao todo, são cinco antenas instaladas em bairros distantes do Centro de Bonito.

'Nós vamos colocar uma antena na Marambaia, onde não pega internet. É uma antena da Claro e eles pediram ao município um pedacinho da área pública para instalar [...]. Pelo amor de Deus, é um negócio ganho, de graça para o município. Eu calculo que será uma melhoria para a população', diz o prefeito exaltado diante da reclamção.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE