Carlo Ancelotti convoca Seleção Brasileira para últimos amistosos de 2025
Brasil enfrenta Senegal e Tunísia em novembro; jogos encerram ciclo de preparação antes das últimas Datas Fifa
| JHEFFERSON GAMARRA / CAMPO GRANDE NEWS
Carlo Ancelotti divulgou a convocação da seleção brasileira para os últimos amistosos de 2025. O Brasil enfrentará Senegal, no Emirates Stadium, em Londres, e Tunísia, na Decathlon Arena, em Lille, entre os dias 15 e 18 de novembro. A lista conta com 26 jogadores, incluindo sete atletas do futebol brasileiro. Destaque para os flamenguistas Alex Sandro e Danilo, e o palmeirense Vitor Roque. Os jogadores se apresentarão em Londres no dia 10 de novembro, onde treinarão no centro de treinamentos do Arsenal.
Esta é a quarta lista elaborada diretamente por Ancelotti, mas o quinto período de trabalho sob seu comando. Na primeira convocação, a lista inicial foi organizada pela CBF e aprovada pelo treinador antes do anúncio oficial.
Os jogadores começam a se apresentar no dia 10 de novembro, em Londres, onde a equipe treinará no Sobha Realty Training Centre, centro de treinamentos do Arsenal. O primeiro amistoso será contra Senegal, no dia 15, às 12h (de MS), no Emirates Stadium.
Após o duelo, a delegação segue para Lille, na França, onde treinará na Decathlon Arena, palco da partida contra a Tunísia, marcada para o dia 18, às 17h30 (de MS).
Entre os 26 convocados, sete jogadores atuam no futebol brasileiro, com destaque para Alex Sandro e Danilo (Flamengo) e Vitor Roque (Palmeiras), finalistas da Libertadores. O zagueiro Fabrício Bruno (Cruzeiro), que havia sido criticado após a derrota para o Japão na última Data Fifa, foi mantido na lista. Ancelotti defendeu o atleta:
“Ele saiu triste, mas o pensamento do staff técnico não é baseado no erro que ele fez. É baseado em muitos jogos bons que ele tem. Nós temos muita confiança nele. Em geral, o erro é um bom momento para ser melhor', afirmou o treinador.
O Brasil reencontrará Senegal, rival que venceu a seleção por 4 a 2 em amistoso de 2023, ainda sob o comando interino de Ramon Menezes. Já contra a Tunísia, o último confronto foi em setembro de 2022, antes da Copa do Catar, com vitória brasileira por 5 a 1.
Com os amistosos de novembro, a equipe fecha o ano e se prepara para as duas Datas Fifa de 2026, que antecedem a Copa do Mundo, marcada para começar em 11 de junho. A primeira janela, de 23 a 31 de março, terá confrontos contra seleções europeias nos Estados Unidos, enquanto a segunda, de 1º a 9 de junho, será disputada no Brasil, com treinos na Granja Comary. A CBF ainda planeja um último amistoso já em solo norte-americano antes da estreia no Mundial.
Na última Data Fifa, em outubro, o Brasil venceu a Coreia do Sul por 5 a 0 e foi derrotado pelo Japão por 3 a 2, mostrando evolução no ataque, mas irregularidade defensiva, pontos que Ancelotti tenta ajustar antes do grande objetivo de 2026.
Convocados por posição:
Goleiros
- Bento (Al-Nassr)
Bento (Al-Nassr)
- Ederson (Fenerbahçe)
Ederson (Fenerbahçe)
- Hugo Souza (Corinthians)
Hugo Souza (Corinthians)
Defensores
- Alex Sandro (Flamengo)
Alex Sandro (Flamengo)
- Caio Henrique (Monaco)
Caio Henrique (Monaco)
- Danilo (Flamengo)
Danilo (Flamengo)
- Éder Militão (Real Madrid)
Éder Militão (Real Madrid)
- Fabrício Bruno (Cruzeiro)
Fabrício Bruno (Cruzeiro)
- Luciano Juba (Bahia)
Luciano Juba (Bahia)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Marquinhos (PSG)
Marquinhos (PSG)
- Paulo Henrique (Vasco)
Paulo Henrique (Vasco)
- Wesley (Roma)
Wesley (Roma)
Meias
- Andrey Santos (Chelsea)
Andrey Santos (Chelsea)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
Bruno Guimarães (Newcastle)
- Fabinho (Al-Ittihad)
Fabinho (Al-Ittihad)
- Lucas Paquetá (West Ham)
Lucas Paquetá (West Ham)
- Casemiro (Manchester United)
Casemiro (Manchester United)
Atacantes
- Estêvão (Chelsea)
Estêvão (Chelsea)
- João Pedro (Chelsea)
João Pedro (Chelsea)
- Luiz Henrique (Zenit)
Luiz Henrique (Zenit)
- Matheus Cunha (Manchester United)
Matheus Cunha (Manchester United)
- Richarlison (Tottenham)
Richarlison (Tottenham)
- Rodrygo (Real Madrid)
Rodrygo (Real Madrid)
- Vitor Roque (Palmeiras)
Vitor Roque (Palmeiras)
- Vini Jr. (Real Madrid)
Vini Jr. (Real Madrid)




