PUBLICIDADE

Nova Estação de Tratamento de Esgoto de Caarapó entra na fase final de construção

Obra orçada em R$ 22,1 milhões vai ampliar capacidade da rede e faz parte do plano de universalização do saneamento no município

| CAARAPONEWS


A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Caarapó está em fase final de construção e representa um avanço significativo na infraestrutura de saneamento básico do município. Com investimento de aproximadamente R$ 22,1 milhões, a obra contempla a construção da estação, além de recursos destinados à sua futura operação e monitoramento.

Projetada com tecnologia moderna, a nova ETE terá capacidade para ampliar a rede coletora de esgoto em 80 litros por segundo, o que equivale a 216 mil litros por hora, atendendo a uma estimativa populacional de até 50 mil habitantes. Segundo a Sanesul, essa ampliação é essencial para garantir cobertura quase total do município nos próximos anos.

A obra integra um projeto mais amplo de ampliação da rede de esgoto, com foco na universalização do saneamento básico em Caarapó. Esse compromisso foi assumido no acordo de renovação da concessão dos serviços à Sanesul, firmado entre o Poder Executivo, durante a gestão do então prefeito André Nezzi, e o Poder Legislativo municipal.

Neste fim de semana, o ex-prefeito André Nezzi visitou a reta final das obras e destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e a Sanesul para que o projeto saísse do papel.

“Esse foi um dos compromissos assumidos pela Sanesul e pelo Governo do Estado conosco, quando renegociamos a concessão dos serviços no município. Agora, Caarapó terá a mais moderna Estação de Tratamento de Esgoto do Estado”, afirmou.


Nezzi também destacou os avanços conquistados durante sua gestão:

“Quando assumimos a administração, Caarapó tinha apenas 25% dos domicílios com ligações de rede de esgoto. Hoje, seis anos depois, com esses investimentos da Sanesul, já ultrapassamos 80% de cobertura. E agora, com a conclusão da nova ETE, em no máximo dois anos, nosso município atingirá entre 96% e 98% dos lares atendidos. Isso é mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para nossa cidade e nossos munícipes”, finalizou.


A construção segue as diretrizes do novo marco legal do saneamento básico. A expectativa é de que a nova estação entre em operação em breve, consolidando Caarapó como uma das cidades com maior cobertura de esgotamento sanitário no Mato Grosso do Sul.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE