Chuvas enchem rios de MS e elevam níveis para estado de alerta
Único grande rio monitorado que encontra-se em níveis normais é o Paraguai
| MIDIAMAX/LIANA FEITOSA
O grande volume de chuvas registrado nos últimos dias em Mato Grosso do Sul fez elevar o nível dos rios do estado. Os rios Aquidauana, Miranda, Taquari e Pardo encontram-se em situação de alerta, ou seja, estão acima da cota com permanência de 5%. O único rio monitorado que encontra-se em níveis normais é o Paraguai.
Os dados constam no boletim divulgado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) nesta terça-feira (22), com base em informações da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).
Ainda segundo o boletim, o Rio Aquidauana, em estação localizada em Palmeiras, atingiu cota de 485cm nesta terça-feira, simbolizada pela cor amarela. Para alcançar situação de emergência, representada pela cor vermelha, precisa chegar a 537cm.
Já na estação localizada em Aquidauana, o rio está a 10 centímetros de alcançar a situação de emergência, ao atingir 636cm. No momento, a cota está em 626cm.
No caso do Rio Miranda, a estação Estrada MT-738 indica que o nível das águas encontra-se em 624cm, também na cor amarela, e atingirá o nível vermelho, de emergência, se chegar a 654cm.
Já o Rio Taquari alcançou cota de 442cm nesta terça, chegando à cota emergencial ao 453cm. E o nível do Rio Pardo está em 539cm, chegando à cota limite ao alcançar 549cm.
Volume de chuvas nos últimos dias
O mapa abaixo mostra o volume de chuvas registrado no últimos 15 dias. Conforme a imagem, a maior parte de Mato Grosso do Sul teve média de 90 milímetros de chuvas (verde escuro) nesse período, mas algumas regiões chegaram a níveis pluviométricos que ultrapassam 150 e 200 milímetros (tons de azul).