Hélio Acosta derrota petista e é eleito prefeito de Paranhos
Candidato do PSDB foi eleito com 69,41% dos votos, em eleição suplementar realizada neste domingo
| CORREIO DO ESTADO / GLAUCEA VACCARI
O candidato Hélio Acosta (PSDB) foi eleito o novo prefeito de Paranhos, em realização suplementar realizada neste domingo (6). O vice é Alfredo Soares, do MDB, pela chapa Unidos Por Paranhos
Com 100% das urnas apuradas às 16h45, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou o tucano eleito, com 69,41% dos votos válidos. Em números absolutos, foram 4.088 votos.
Apenas duas chapas concorriam ao pleito, no entanto, a candidatura de Doutor Jorge (PT) e do vice, Doutor Vicente (PT) , da Federação Brasil da Esperança, foi indeferida em março.
Eles recorreram e concorreram sob júdice. O petista recebeu 1.802 votos anulados sob júdice, que representam 30,59%.
Votos nulos somaram 2,32% (142) e brancos 1,39% (85).
Neste domingo, as eleições ocorreram das das 7 às 16h, no horário local, assim como foi nas eleições de 2024.
Conforme dados da 1ª Zona Eleitoral (1ª ZE), o município conta com 9.366 eleitores aptos a votar nas 30 seções eleitorais dos cinco locais de votação.
Eleição suplementar
Os eleitores do município retornaram às urnas para eleger o novo prefeito e vice-prefeito após a cassação do registro de candidatura do prefeito eleito em 2024, Heliomar Klabunde (MDB), devido a irregularidades nas contas de sua gestão anterior, conforme decisão do TSE.
O juiz Diogo de Freitas, da 1ª Zona Eleitoral de Amambai, atendeu ao pedido feito pela chapa do ex- prefeito de Paranhos, Donizete Viaro (PSDB), e impugnou a candidatura de Heliomar Klabunde.
O magistrado aceitou a tese da chapa tucana de que Klabunde, mesmo ciente de sua inelegibilidade, decidiu, ainda assim, concorrer à prefeitura de Paranhos.
Klabunde chegou à condição de inelegível depois de ter sido condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por mau uso do Fundo Nacional de Assistência Social.
Desde 1º de janeiro de 2025 o presidente da Câmara de Vereadores assumiu o cargo de prefeito do município de Paranhos, de forma interina, e irá exercê-lo até a posse do novo prefeito.