Resolução publicada no Diário Oficial também proíbe uso de celulares aos alunos da rede municipal de Caarapó
Nesta terça-feita (18), a Prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), público em Diário Oficial, novas diretrizes para o ambiente escolar.
A Resolução/SEMEEC nº 005/2025, proíbe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos pessoais nas escolas da Rede Municipal de Ensino do município.
Essa medida está alinhada à nova Lei Federal nº 15.100/2025, que estabelece restrições ao uso de aparelhos eletrônicos portáteis por estudantes durante as aulas, recreios e intervalos.
Segundo nota da Secretaria Municipal de Educação, a medida tem como objetivo garantir mais foco, disciplina e um ambiente de aprendizado saudável, evitando distrações que possam comprometer o rendimento escolar dos estudantes.
Ainda de acordo a nota divulgada, aparelhos devem permanecer desligados e guardados durante o período letivo, sendo permitidos apenas para atividades pedagógicas previamente autorizadas pelo professor ou em casos de emergência.
“Essa decisão reforça a importância da interação direta entre alunos e professores, incentivando a participação ativa nas aulas e a assimilação do conteúdo de forma mais eficiente. Estudos apontam que o uso excessivo de celulares em sala de aula prejudica a concentração e afeta o desempenho acadêmico, tornando essa ação essencial para fortalecer a qualidade do ensino na rede municipal”, enfatiza
“A prefeitura destaca que o apoio dos pais e responsáveis é fundamental para o sucesso da nova norma. A parceria entre escola e família é essencial para estimular boas práticas educacionais e contribuir para a formação acadêmica e social das crianças e adolescentes”, conclui.
As aulas na rede municipal de ensino de Caarapó estão marcadas para iniciar no dia 6 de março.