PUBLICIDADE

Peru autoriza novas plantas brasileiras para exportação de carnes

O aumento nas exportações ajudará a fortalecer a presença do Brasil no mercado peruano e a melhorar a competitividade do setor agropecuário

| MSNEWS/DA REDAçãO / MS NEWS


Frigorífico de carne suína. Foto: José Fernando Ogura/Governo do Paraná

O governo peruano, por meio do 'Servicio Nacional de Sanidad Agraria' (SENASA), autorizou, em 14 de janeiro, a exportação de produtos de nove novas plantas frigoríficas brasileiras para o Peru. A medida amplia as exportações de carne suína e de aves, beneficiando unidades localizadas em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, além do Acre, que já exporta carne suína desde 2023.

Com a inclusão de uma nova planta no Rio Grande do Sul para carne de aves, o Peru se torna um destino ainda mais importante para os produtos agropecuários do Brasil. Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 755 milhões em produtos agropecuários para o mercado peruano, incluindo carnes, soja, frutas, nozes e lácteos. Somente as exportações de carnes somaram mais de US$ 141 milhões.

A autorização das novas plantas frigoríficas deve impulsionar significativamente as exportações de carne suína e de aves, beneficiando toda a cadeia produtiva brasileira. O aumento nas exportações ajudará a fortalecer a presença do Brasil no mercado peruano e a melhorar a competitividade do setor agropecuário.

Esses resultados são fruto de uma colaboração eficaz entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que trabalham juntos para expandir as oportunidades comerciais do Brasil no exterior.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE