Donald Trump vence eleição e volta a presidência dos Estados Unidos
Candidato republicano já fez discurso da vitória ainda durante a apuração dos votos
| GABRIEL NERIS / CAMPO GRANDE NEWS
O candidato republicano Donald Trump venceu a eleição contra a democrata Kamala Harris para presidente dos Estados Unidos e volta ao cargo depois de um hiato de quatro anos. Em discurso, Trump afirmou que seu novo governo será “a era de ouro' da América.
Donald Trump venceu a eleição presidencial contra Kamala Harris e retorna ao cargo após quatro anos, prometendo uma 'era de ouro' para a América. Em seu discurso de vitória, Trump enfatizou a necessidade de união e anunciou planos para fechar as fronteiras e implementar cortes de impostos, com o slogan 'promessas feitas serão cumpridas'. Ele liderava em estados decisivos e alcançou 267 dos 270 delegados do Colégio Eleitoral, enquanto a chance de vitória era estimada em 95%. Trump, que já havia sido presidente de 2016 a 2020, agora governará de 2025 a 2028, após derrotar Joe Biden em sua tentativa de reeleição em 2020.
Na primeira manifestação após a confirmação da vitória, Trump falou que este é o “maior movimento político de todos os tempos'. O presidente eleito falou aos norte-americanos em West Palm Beach, na Flórida. “É hora de deixar as divisões para trás. É hora de união'.
Trump é o 47º presidente americano eleito. Durante sua fala, mencionou fechar as fronteiras, que seu slogan de governo será “promessas feitas serão cumpridas' e prometeu cortes de impostos.
Conforme as agências internacionais, até o momento do discurso Trump liderava em estados considerados decisivos para vencer a eleição presidencial e somava 267 dos 270 delegados do Colégio Eleitoral. O jornal The New York Times estimava chance de vitória de 95% para o candidato republicano.
Durante o discurso, Trump não mencionou a adversária Kamala Harris, que ainda também não se manifestou após a derrota.
Donald Trump tem 78 anos, é empresário e dono de um império de 6,1 bilhões de dólares. Fez sua carreira como fundador de hotéis e cassinos espalhados pelo mundo. Também investiu em empresas de imóveis e construção.
Em 2016 foi eleito presidente dos Estados Unidos pela primeira vez ao derrotar Hilary Clinton. Quatro anos depois tentou a reeleição, mas foi derrotado pelo democrata Joe Biden e agora retorna a Casa Branca para mandato de 2025 a 2028.