PUBLICIDADE

Novembro Azul: Homens contam trajetória de tratamento e avisam; ‘se cuidem’

Começa nesta sexta-feira (1°) o Novembro Azul, mês alusivo em conscientização e prevenção do câncer de próstata, que contará com oferta de exames gratuitos pelo HCAA (Hospital de Câncer Alfredo Abrão) de Campo Grande. Quem passou pela doença aconselha outros homens a cuidarem da própria saúde. O evento de lançamento da campanha, Valdir de Souza […]

| MIDIAMAX/PRISCILLA PERES , JENNIFER RIBEIRO


(Foto: Alicce Rodrigues/ Jornal Midiamax)

Começa nesta sexta-feira (1°) o Novembro Azul, mês alusivo em conscientização e prevenção do câncer de próstata, que contará com oferta de exames gratuitos pelo HCAA (Hospital de Câncer Alfredo Abrão) de Campo Grande. Quem passou pela doença aconselha outros homens a cuidarem da própria saúde.

O evento de lançamento da campanha, Valdir de Souza Santos, 59, conta que há um ano realiza o tratamento do câncer de próstata e se emociona ao dizer que agora está bem. “Passei por 36 sessões de quimioterapia, mas agora estou bom e vale a pena. Estou muito feliz”, diz ele no final do tratamento.

Valdir aconselha os outros homens a cuidar da própria saúde, procurar médicos ao sentir dores e insistir no tratamento, quando o positivo vem. “Foi muito importante para mim descobrir e agora estar bem”, disse.

Exames de rotina podem ser início para cuidado

Aos 69 anos, Miguel Medina descobriu câncer de próstata, ainda no início, ao realizar exames de rotina. “Eu fui fazer exame para ver as taxas, né? Colesterol, essas coisas. E aproveitei e fiz o PSA. Aonde eu ia pensar que tinha até alguma coisa, né? E aí deu alteração”, conta.

Depois disso, ele passou pela rotina de exames até constatar o tumor maligno e agora está iniciando o tratamento no Hospital de Câncer de Campo Grande. Ele nunca sentiu dor e, por sorte, descobriu a doença ainda no começo.

“Mas é uma recomendação viu, para todos os homens. Chegar nessa idade e fazer os exames, porque é uma coisa muito silenciosa, você não sente nada, eu até hoje eu não sinto nada, mas estou, né, então é uma recomendação para os homens”, disse.

Exames gratuitos em novembro

A partir de segunda-feira (4), o Hospital de Câncer Alfredo Abrão inicia a oferta de exames gratuitos para homens de 45 a 75 anos, com intuito de ajudar a detectar precocemente o câncer de próstata. Serão distribuídas 100 fichas por dia, a partir das 5h, com atendimento a partir das 6h.

Para fazer o exame de PSA, o homem precisa estar em jejum de 4 horas, não pode ter feito sexo 72 horas antes e não pode ter andado a cavalo ou de moto. No ano passado, foram realizados 1.932 exames na campanha. Destes, 27% estão em tratamento contra o câncer.

“Os homens são meio arredios em relação a fazer o exame. E como já tem esse histórico aqui, desde 2016 essa campanha é feita, então tem muitos deles que esperam esse ano para vir aqui. É imediato, não precisa fazer um agendamento”, diz Milton Fernandes Alvarenga, administrador do HCAA.

Doença silenciosa

O cirurgião oncológico Breno Matos Delfino explica que o câncer de próstata não costuma ter sintomas em estágio inicial, só com a progressão da doença, que as pessoas começam a sentir algumas coisas como irritabilidade, dor para urinar, alterações no hábito urinário.

A campanha tem disponibilizado a realização do exame de sangue PSA, como uma espécie de triagem. Após a realização desse PSA, pode ser necessário fazer o exame do toque, fazer ultrassom, biópsia, entre outras coisas.

O diagnóstico precoce é importante para o tratamento oncológico, porque garante melhor efetividade no tratamento e uma maior taxa de cura. Estima-se que quando diagnosticado inicialmente, o câncer de próstata tem a cura de mais de 90% dos casos.

“Entre os homens existe uma tendência a um menor cuidado individual, e a realização de investigação, de tratamento, de exames, frequentemente tem sido deixado em segundo plano. Então o objetivo dessa campanha é conscientizar os homens em relação à necessidade do cuidado pessoal, realização dos exames, e eventualmente esse diagnóstico precoce quando possível”.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE