Coordenador estadual de Polícia Comunitária em MS visita aldeia em Caarapó
| CAARAPó NEWS
Na última terça-feira (15), o coordenador estadual de Polícia Comunitária de Mato Grosso do Sul, coronel Carlos de Santana Carneiro, fez uma visita a Aldeia Te’yikue, localizada no município de Caarapó.
A visita faz parte da ação que antecede a nomeação dos membros do Conselho Comunitário de Segurança Indígena (CCSI) na aldeia.
Durante a visita, foi realizada uma reunião com a população e com as lideranças da Aldeia, Jorginho Soares Martins e Anísio da Silva. Além do Coordenador Estadual de Polícia Comunitária e das lideranças indígenas, participaram da reunião representes da Polícia Militar e Civil e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Caarapó, Nivaldo Cesar de Melo.
Os Conselhos Comunitários de Segurança Indígena são grupos de pessoas da mesma aldeia ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por intermédio do coordenador estadual de Polícia Comunitária.
A implementação dos Conselhos Comunitários de Segurança vem demonstrando que a atuação policial nos processos de proteção de segurança do cidadão depende da integração e participação social, confirmando o preceito constitucional de que “a Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”. (CRFB/1988. Art. 144)
O próximo passo será a publicação da Resolução pela SEJUSP nomeando os membros do referido Conselho.
(Com informações da Assessoria de Comunicação Social da 2ª CIPM)