PUBLICIDADE

Feira que resgata esperança de vítimas de violência será inaugurada nesta sexta em Caarapó

| ASSESSORIA


Artesão de Caarapó, sendo observado pela deputada estadual, Lia Nogueira eoutras pessoas. Fotos: Divulgação

A inauguração da Feira dos Pequenos Empreendedores de Caarapó, marcada para o dia 18 de outubro, representa a concretização de um sonho antigo da Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança, que há 29 anos trabalha em prol do empreendedorismo cultural em Caarapó.

Para as idealizadoras, a feira não apenas promove a cultura local e o artesanato, mas também oferece uma oportunidade para que mulheres em situação de vulnerabilidade financeira e emocional possam transformar suas vidas por meio do empreendedorismo.
Inserido dentro da Associação, o Projeto Benjamim é um dos pilares da iniciativa. Voltado exclusivamente para mulheres, ele nasceu com o objetivo de proporcionar apoio emocional e psicológico, especialmente para aquelas que enfrentam problemas como depressão, ansiedade, abuso e violência. Ao longo de seus três anos de atuação, o projeto já atendeu mais de 130 mulheres, oferecendo não apenas suporte emocional, mas também uma chance de recomeço, ajudando-as a reconstruir suas vidas e encontrar uma nova forma de geração de renda por meio do artesanato e da cultura.

Zenilda Mazarão, coordenadora da ação, destaca que o Projeto Benjamim oferece uma "mão estendida", transformando não apenas as mulheres individualmente, mas também suas famílias. A transformação emocional que essas mulheres experimentam é o primeiro passo para que elas possam enxergar novas oportunidades de vida, empreender e ganhar autonomia financeira.

Com a inauguração da feira, a associação pretende ampliar o alcance do Projeto Benjamim, criando um espaço para que as mulheres participantes possam expor e comercializar seus produtos, como peças de artesanato, culinária e outros serviços. A feira contará com 30 expositores e cinco carrinhos de lanche, além de uma rica programação cultural com música, teatro e oficinas abertas ao público. O objetivo é fomentar a cultura local, ao mesmo tempo em que as pequenas empreendedoras da região ganham visibilidade e a oportunidade de expandir seus negócios.

A cabeleireira Gleice do Nascimento Gomes, de 31 anos, uma das beneficiárias do Projeto Benjamin, relata ter visto sua vida transformada com a iniciativa. Antes de participar, Gleice enfrentava desafios emocionais graves, como síndrome do pânico e depressão, além de depender de medicamentos diários.
Após as sessões de terapia oferecidas pelo projeto, ela afirma que se tornou "uma nova mulher" e conseguiu superar um relacionamento marcado pela dependência emocional. Hoje, ela comemora não apenas sua saúde emocional recuperada, mas também a conquista de seu próprio salão de beleza, onde compartilha sua história de superação com outras mulheres.

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) desempenhou um papel fundamental na concretização desse sonho. A coordenadora do Projeto Benjamin enfatiza que a deputada, através de seu apoio e destinação de emendas parlamentares que totalizaram R$150 mil entre 2023 e 2024, tornou possível a compra de novos equipamentos e viabilizou a realização da feira.

"A importância dela foi essencial. Ela acreditou no projeto desde o início e tem sido uma peça-chave para que muitas mulheres tenham a chance de transformar suas vidas," destacou a coordenadora.

Para Lia, investir no empoderamento feminino e na inclusão social é uma prioridade, e o sucesso do projeto reflete sua dedicação em promover políticas públicas voltadas para as mulheres.

“Quando conheci esse projeto eu percebi o quanto nós, mulheres, somos vencedoras. Essa iniciativa da Zê e toda equipe da associação é um caminho para o resgate da alegria, da esperança. Esse projeto é a luz no fim do túnel para quem viveu cercada de sofrimento”, destaca a deputada.
O evento, além de dar visibilidade ao trabalho das mulheres, resgata sua autoestima e promove sua inclusão no mercado de trabalho. Muitas das participantes carregam histórias de superação, e agora, com o apoio da feira, podem empreender e garantir uma fonte de renda para suas famílias. "É mais do que uma feira, é uma realização de sonhos e uma grande conquista para todas nós", conclui a coordenadora do projeto.

SERVIÇO
A FEPEC – Feira dos Pequenos Empreendedores de Caarapó será inaugurada nesta sexta-feira, 18 de outubro, das 18h às 23h.

O evento acontece na Rua José Bonifácio, ao lado da Igreja São Francisco.

A agenda ocorrerá semanalmente, todas às sextas-feiras, com o intuito de inserir a cultura de feira na cidade.

A feira promete reunir pequenos empreendedores locais, oferecendo uma grande variedade de produtos e serviços para a comunidade.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE