PUBLICIDADE

MPMS realiza solenidade de posse do novo procurador de Justiça, Silvio Amaral Nogueira de Lima

A solenidade contou com saudações por parte da Procuradora de Justiça, Ana Lara Camargo de Castro, representando o Colégio de Procuradores

| ANA CAROLINA VASQUES


Fotos: Assecom

Em uma cerimônia marcada por homenagens e emoção, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul empossou o novo Procurador de Justiça, Silvio Amaral Nogueira de Lima. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (4/10), no Colégio de Procuradores de Justiça, e foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça Romão Avila Milhan Junior, na presença de diversas autoridades e familiares do empossado.

Cerimônia Solene de Posse

O empossando foi recebido pelos Procuradores de Justiça Silasneiton Gonçalves e Rogério Augusto Calábria de Araújo, e em seguida o Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, deu início aos atos da solenidade, declarando a abertura da sessão solene do Colégio de Procuradores. O Procurador de Justiça e Secretário ad hoc do Colégio, Marcos Fernandes Sisti, procedeu à leitura do Termo de Posse. Em seguida, os presentes acompanharam a assinatura do documento pelo Procurador-Geral de Justiça e por Silvio Amaral, oficializando o ato.

Em um gesto simbólico, o chefe do MPMS cumprimentou o empossado e declarou: “Na qualidade de Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, declaro-o empossado no cargo de Procurador de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul”.

Entrega das Vestes Talares

Em um momento de destaque na cerimônia, Telma Salgueiro Braga de Lima, esposa do Procurador de Justiça Silvio Amaral, entregou as vestes talares ao empossado, simbolizando o início de uma nova fase de sua trajetória no MPMS. O momento despertou aplausos e emoção dos presentes.

Saudações e Homenagens

A solenidade contou com saudações por parte da Procuradora de Justiça, Ana Lara Camargo de Castro, representando o Colégio de Procuradores. Bastante emocionada, relembrou todos os momentos que marcaram sua existência e o ingresso no Ministério Público ao lado de Silvio Amaral. “O Sílvio me inspira a ser uma pessoa melhor. E afirmo que é impossível conviver com ele e não querer buscar para si essa espécie de paz que decorre da qualidade de ser genuinamente humilde. Parabéns pela sua merecidíssima promoção. Feliz demais com a sua chegada a esse Colegiado, que certamente vai se beneficiar da sua leveza e da sua grandeza. Seja muito bem-vindo!”, finalizou a Procuradora de Justiça.

Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), o Promotor de Justiça Fabricio Secafen Mingati expressou as felicitações ao empossado e destacou o “bom senso, humildade e o bom humor, qualidades que construíram um legado que é gigante para o Ministério Público. Muito da implementação da Lei Maria da Penha no Mato Grosso do Sul foi graças ao senhor”, lembrou.

Por sua vez, o Procurador de Justiça Silvio Amaral destacou os desafios enfrentados em sua trajetória e reafirmou seu compromisso com a Justiça e com o fortalecimento da atuação do Ministério Público em prol da sociedade sul-mato-grossense. “Chego, pois, ao cargo mais elevado da instituição com a disposição de espírito de grupo, de contribuição coletiva e de fortalecimento de valores. Chego humildemente grato às oportunidades que a existência me ofertou e à parceria que sempre encontrei ao longo da carreira e que, agora, revejo em tantos rostos fraternos que aqui me prestigiam”, disse, em um discurso que emocionou a todos.

Trajetória do Procurador de Justiça

O Procurador de Justiça Silvio Amaral formou-se em Direito pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT) em 1993, e ingressou no Ministério Público em 1997, após aprovação no 14º Concurso Público de Provas e Títulos. Durante sua carreira, atuou em diversas comarcas do Estado, sendo promovido por merecimento. Em sua trajetória, sempre destacou o seu compromisso com a Justiça e atuação pela sociedade.

Dentre suas atividades mais marcantes, destacam-se seu trabalho como Supervisor das Promotorias de Justiça Criminais de Campo Grande e sua participação no Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO). Ele também teve uma atuação significativa junto à Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, contribuindo para a defesa dos direitos das vítimas de violência.

Encerramento

O evento foi encerrado com um discurso do Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, que parabenizou o novo Procurador e ressaltou a importância de sua contribuição para o MPMS. "Hoje celebramos a chegada do Silvio Amaral. Este dia é dedicado a ele, que ao longo de 27 anos de carreira demonstrou, além do cumprimento exemplar de suas funções, um legado construído por todas as comarcas por onde passou. Sempre disposto a colaborar e auxiliar o Ministério Público em suas demandas. Seja bem-vindo a este Egrégio Colégio de Procuradores; estou certo de que seguirá cumprindo sua missão com o mesmo compromisso de sempre", concluiu o Procurador-Geral.

Compuseram a mesa de autoridades da solenidade o Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Romão Avila Milhan Junior, enquanto presidente do Colégio de Procuradores de Justiça; o desembargador Alexandre Lima Raslan; o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez Ramos; a vice-presidente da OAB/MS, Camila Bastos; e o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), o Promotor de Justiça Fabrício Secafen Mingati.

Clique aqui e veja as fotos da solenidade:


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE