Novo Ibrape: Beto e Rose têm 25%; Adriane 22%
Beto Pereira teve leve crescimento nas intenções de voto, passando de 25,1% para 25,3%. Ele empata no topo com Rose que perdeu 0,1 pontos percentuais – de 25,4% para 25,3%
| ANAHI ZURUTUZA / CAMPO GRANDE NEWS
A última rodada da pesquisa NovoIbrape/Campo Grande News, antes da votação, no domingo (6), mostra um cenário embolado na disputa pelas duas vagas para o 2º turno da eleição municipal. Beto Pereira (PSDB) e Rose Modesto (UB) estão, literalmente, empatados, seguidos, por uma pequena diferença, da prefeita Adriane Lopes (PP).
Em relação à terceira rodada de entrevistas com eleitores feita pelo instituto, divulgada no dia 19 de setembro, Beto Pereira teve leve crescimento nas intenções de voto, passando de 25,1% para 25,3%. Ele empata no topo com Rose que perdeu 0,1 pontos percentuais – de 25,4% para 25,3%.
Adriane Lopes foi a candidata que mais cresceu em comparação a penúltima pesquisa, de 16,8% para 22,8% - são 6 pontos percentuais. Em segundo lugar, ela empata com Beto e Rose, já que tem 2,5% a menos que os dois primeiros, enquanto a margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos.
O mesmo acontece quando o Ibrape simula cenário levando em consideração somente os votos válidos. Beto e Rose surgem com 30,1% das intenções de voto e Adriane vem logo atrás, com 27,2%, “empatada' já que a diferença é de 2,9 pontos percentuais.
Na consulta espontânea – quando não são apresentados aos eleitores os nomes dos candidatos –, Rose é a primeira a ser lembrada, por 22,4% dos entrevistados. Em segundo lugar, fica Beto, com 20,1%, e em terceiro, Adriane Lopes, com 16,9%.
Indecisão - O que impressiona é a quantidade de indecisos – 32,8% dos consultados diz não saber ainda em quem votar –, apontando que o 2º turno não está definido. Veja:
Rejeição - No quarto lugar das intenções de voto, Camila Jara, do PT, continua a ter a maior rejeição. Ao serem perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 17,8% dos entrevistados responderam que na candidata petista.
Rose Modesto aparece com 15,6% de rejeição e Beto Pereira com 15,4%, enquanto Adriane tem 12,8%.
O Novo Ibrape fez 1 mil entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. A pesquisa foi realizada na modalidade quantitativa 'face a face', por meio de entrevistas pessoais e domiciliares utilizando um questionário estruturado, segundo o instituto. O intervalo de confiança é calculado em 95%.
Avaliação – O levantamento também consultou a opinião dos entrevistados sobre a atual gestão municipal. Segundo a amostragem, Adriane Lopes é considerada ótima prefeita por 33,5%, gestora regular por 40,5% e uma administradora péssima por 26%. Veja todos os cenários:
(*) Pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Novo Ibrape registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número MS-08510/2024.