Mato Grosso do Sul é o 6º estado mais seguro para se viver
No ranking geral, observa-se que o índice (homicídio a cada 100 mil habitantes) em MS é de 22,7, pouco menor que a média nacional, que possui uma taxa de 26
| ASSESSORIA DE COMUNICAçãO SOCIAL DA PMMS
Dados divulgados em setembro revelam que Mato Grosso do Sul é o sexto estado mais seguro para se viver no Brasil, elegendo também Campo Grande como a sexta capital mais segura. As informações foram detalhadas no Anuário 2024 Cidades Mais Seguras© por iniciativa da MySide¹.
O anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil© é fundamentado em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da SVSA (Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente), do Ministério da Saúde. O principal indicador utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. Esse indicador é mundialmente reconhecido como parâmetro para calcular dados em segurança pública.
No ranking geral, observa-se que o índice (homicídio a cada 100 mil habitantes) em MS é de 22,7, pouco menor que a média nacional, que possui uma taxa de 26.
Para realizar este cálculo, foram analisados os dados de todos os 1,5 milhões de óbitos ocorridos em 2023 no Brasil, conforme o Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA.
O Mato Grosso do Sul é também o segundo estado mais seguro da região Centro-Oeste, atrás apenas do Distrito Federal. Ele é seguido por Goiás, que ocupa a oitava posição no ranking geral, e pelo Mato Grosso na décima sétima colocação.
Confira abaixo o ranking completo dos estados mais seguros:
O estudo pode ser baixado em pdf clicando aqui.
¹MySide: empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário.