PUBLICIDADE

Em Araraquara, ministro da Agricultura e Pecuária reforça compromisso no combate ao greening na citricultura

| MAPA


Fotos: Divulgação

Nesta segunda-feira (16), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com representantes do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) para discutir avanços na citricultura, como no fortalecimento da defesa agropecuária, visando impulsionar a competitividade do setor no mercado internacional.

Na ocasião, Fávaro destacou seu compromisso em auxiliar a busca de uma solução para a doença denominada Huanglongbing (HLB) - também conhecida como Greening - causada pela bactéria Candidatus Liberibacter spp. “A citricultura brasileira é um exemplo para o mundo. Venho aqui com muito otimismo, acreditando que, juntos - poder público, produtores e indústria -, conseguiremos desenvolver soluções e enfrentar esse desafio, mantendo a força dessa atividade. A liberação de novas moléculas avança a passos largos, sendo a prioridade número um do Ministério da Agricultura”, disse.

“Também apoiamos a pesquisa, e todas as medidas necessárias serão tomadas. Fiquei profundamente sensibilizado. Vamos superar esse desafio e o Brasil continuará sendo um grande produtor mundial de citrus e de oportunidades na citricultura”, completou Fávaro.

Greening é a principal doença dos citros e representa ameaça à citricultura global, afetando todas as variedades de citros e não possuindo cura conhecida para as plantas contaminadas. No Brasil, a praga está presente e sob controle oficial nos estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Ainda em Araraquara, o ministro Fávaro visitou a sede da Sucocítrico Cutrale Ltda. A empresa brasileira é especializada em citricultura, abrangendo desde a formação de mudas até o processamento de sucos e subprodutos.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE