PUBLICIDADE

Programa SuperAção Pantanal é lançado para ajudar produtores pantaneiros na recuperação após incêndios

| ASSESSORIA DE COMUNICAçãO DO SISTEMA FAMASUL


Foto: Divulgação

O Sistema Famasul, através do Senar/MS, lança, nesta segunda-feira (16), a “SuperAção Pantanal”, um programa de apoio e recuperação aos produtores rurais que tiveram suas propriedades afetadas pelos incêndios no bioma. O objetivo é minimizar os impactos produtivos e oferecer alternativas que reduzam os prejuízos enfrentados pelos pantaneiros.

“Nossa intenção é orientar os produtores em relação a ações e atividades em suas propriedades rurais, a curto, médio e longo prazo, para minimizar o impacto dos incêndios e da produção. Isso reflete na nossa economia pela importância que o Pantanal tem para o desenvolvimento econômico do estado”, afirmou o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

A Famasul identificou que mais de 500 propriedades rurais de Mato Grosso do Sul, localizadas no Pantanal, foram atingidas entre junho e 10 de agosto de 2024. Cerca de 20 técnicos de campo ficarão empenhados em visitar as propriedades atingidas pelo fogo, propondo soluções de recuperação. Os profissionais atuarão durante 60 dias. Um deles, já chegou ao local. É o técnico Daniel Comiran Dallasta em Aquidauana, que encontrou cercas e pastos destruídos.

Na prática desta força-tarefa inédita no bioma, a Famasul será responsável pelo mapeamento e diagnóstico das propriedades, enquanto o Senar/MS fornecerá recomendações práticas de curto prazo aos produtores. “Nós vamos levar todas as ações que o Senar/MS oferece sobre combate a incêndios, brigadas, e o programa Viva Pantanal. Além de oferecer assistência técnica presencial”, afirmou Bertoni.

O nome “SuperAção Pantanal foi escolhi para dar continuidade à ação realizada no Rio Grande do Sul, quando o Senar/MS enviou técnicos para o estado gaúcho na intenção de auxiliar os produtores rurais atingidos pelas enchentes, durante a “SuperAção Rio Grande do Sul” realizada pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Outras ações no Pantanal – A SuperAção é uma das iniciativas do Sistema Famasul para ajudar os produtores rurais pantaneiros. Na semana passada, atendendo à solicitação da Famasul, o Condel (Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste) e a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) aprovaram uma linha de crédito com condições diferenciadas para produtores rurais do Pantanal, que tiveram suas propriedades impactadas por incêndios florestais. A medida visa proporcionar acesso ao crédito do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) para a recuperação econômica e ambiental de suas áreas.

Outra preocupação é com a dificuldade de pantaneiros para acesso aos centros educacionais. A equipe técnica do Sistema Famasul esteve na região pantaneira conversando com moradores e avaliando a necessidade de criar um polo educacional.

“Após o relatório, ficou evidente que uma unidade de educação precisa ser construída no Pantanal, para garantir que a qualificação profissional chegue aos moradores que, muitas vezes, são impedidos de estudar por causa da distância. Há regiões em que é preciso viajar muitas horas até a cidade mais próxima e nós precisamos ter um olhar atento para isso. O Senar/MS tem cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social que muito pode contribuir para essas pessoas e para o próprio bioma, como é o caso do curso de brigadista e de prevenção e combate ao fogo. Agora, o próximo passo é buscar um local adequado para essa construção”, afirma Bertoni.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE