Núcleo de Ensino e Pesquisa da Cassems recebe certificação internacional de trabalhos científicos
Certificado, aprovado pela FWA, reconhece a Caixa dos Servidores como uma unidade que cumpre as regulações éticas internacionais na realização de trabalhos científicos
| POR - GUSTAVO DE DEUS/ASSOMASUL
A Federalwide Assurance (FWA) publicou, no dia 23 de agosto, a certificação que garante ao Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), o título de unidade que cumpre as regulações éticas internacionais na realização de trabalhos científicos.
O NEP da Cassems foi criado com o intuito de formar médicos residentes baseado em bases conceituais e empíricas, por meio da pesquisa científica. Para o coordenador de pesquisas do NEP, professor e doutor em doenças infecciosas, Everton Lemos, esta certificação reafirma o compromisso da Caixa dos Servidores com a ética.
“O NEP da Cassems se destaca por seu compromisso com a condução de pesquisas que respeitam rigorosamente as questões éticas. Este compromisso foi formalmente reconhecido com a recente certificação aprovada pelo FWA”, salienta Lemos.
Por meio dos termos do FWA, a Caixa dos Servidores se comprometeu, com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS, da sigla em inglês), a cumprir integralmente os requisitos dos regulamentos de Proteção de Sujeitos Humanos, estabelecidos pelo HHS.
De acordo com o professor Everton, este compromisso assegura que todas as pesquisas conduzidas pelo NEP/Cassems respeitem os mais altos padrões de proteção aos participantes.
“A aprovação da Garantia Federal para a Proteção de Sujeitos Humanos, submetida ao HHS pela Cassems, reforça a credibilidade e a seriedade com que a instituição conduz suas atividades de pesquisa, sempre priorizando a ética e o bem-estar dos sujeitos envolvidos”, avalia.
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, destaca que o Hospital Cassems de Campo Grande tem em suas origens o objetivo de também se transformar em um forte centro de formação de profissionais de Medicina.
“Desde a criação do Hospital Cassems de Campo Grande, a nossa ideia sempre foi que ele fosse um hospital formador de profissionais de excelência, por meio do ensino e da pesquisa. O NEP faz essa ponte entre o aprendizado e o atendimento ao nosso beneficiário e certificados como esse só ratificam esse DNA de hospital escola”, pontua Ayache.