PUBLICIDADE

Campeonatos estaduais de futebol sub-15 e sub-17 terão equipes mistas

Neste ano, o Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13 foi a primeira competição com equipes mistas. O Grêmio Santo Antônio teve a atacante Ana Vitória constantemente escalada em seus jogos, assim como o Novo FC, com Izabel Machado

| GABRIEL DE MATOS / CAMPO GRANDE NEWS


Menina protegendo bola na lateral de campo em jogo com equipes mistas (Foto: Divulgação/FES)

Os próximos Campeonatos Sul-Mato-Grossenses de futebol nas categorias sub-15 e sub-17 terão uma novidade. As equipes serão mistas, compostas por meninos e meninas. Conforme previsão da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), serão cerca de 1.200 atletas participantes.

A entidade que cuida do futebol do Estado seguiu a orientação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A competição sub-15 se inicia no próximo dia 3 de agosto com 15 clubes. Já a sub-17 tem bola rolando a partir do dia 17 com 24 equipes.

Neste ano, o Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-13 foi a primeira competição com equipes mistas. O Grêmio Santo Antônio teve a atacante Ana Vitória constantemente escalada em seus jogos, assim como o Novo FC, com Izabel Machado.

Segundo o presidente da FFMS, Estevão Petrallás, o objetivo dessa decisão da Federação na formatação das equipes é incentivar a prática do futebol feminino e ajudar na formação de novas atletas, já que não há competições para mulheres nestas faixas etárias.

“Estamos seguindo a orientação da CBF, com a inclusão de equipes mistas, para promover a igualdade de gênero no futebol de base e incentivar as meninas a praticarem o futebol. Esperamos ver um espírito esportivo elevado, competições equilibradas, emocionantes e que sejam repletas de aprendizado e respeito', disse Estevão.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE