PUBLICIDADE

Explosão de válvula de caminhão fez gasolina e fogo se espalharem por 2 km em Campo Grande

Ao notar o princípio de incêndio, o motorista do caminhão conseguiu levar o veículo para fora do pátio da empresa, para uma área aberta localizada em frente à empresa

| MIDIAMAX/LIANA FEITOSA , OSVALDO SATO


Fogo se espalhou em via (Reprodução)

Brigadistas e o Corpo de Bombeiros conseguiram controlar o incêndio de grandes proporções registrado no final da tarde desta quarta-feira (24) na região do Indubrasil, na saída para Aquidauana, em Campo Grande.

A origem das chamas ainda é desconhecida, mas, preliminarmente, acredita-se haver relação com alguma falha mecânica, que teria gerado algum tipo de curto-circuito. Segundo o tenente do CBMMS, Gustavo Magrão de Frias, as chamas realmente começaram em caminhão-tanque, que armazenava gasolina.

O que aconteceu
Ao notar o princípio de incêndio, o motorista do caminhão conseguiu levar o veículo para fora do pátio da empresa, para uma área aberta localizada em frente à empresa.

Assim, brigadistas da empresa foram acionados, iniciando o combate às chamas. O Corpo de Bombeiros também foi acionado e 16 veículos foram empenhados no combate, entre carros de apoio e carros-pipa. 

A situação se complicou quando uma válvula do tanque estourou enquanto as chamas eram controladas, o que gerou vazamento de combustível, que escorreu por um trajeto de cerca de 2 km. Os militares, então, precisaram apagar as chamas ao longo de todo esse percurso. 

Segundo o tenente, ninguém se feriu ou precisou de atendimento médico, mas o cheiro forte de combustível gerou mal estar, inclusive entre moradores de bairros próximos ao local. 

“Os protocolos de segurança da empresa funcionaram bem e, na sequência, com os bombeiros, conseguiram controlar a situação de maneira satisfatória”, afirmou o tenente.

A empresa
Localizada no Polo Industrial Oeste, a Carandá Petroquímica trabalha com produção de derivados de nafta petroquímica e produção de outros solventes especiais, segundo o site oficial da empresa. Nenhum representante da indústria foi localizado.

Moradores de diversas regiões de Campo Grande estão registraram coluna de fumaça densa a muitos quilômetros de distância. Vídeo registrado por leitor mostra um “caminho de fogo” se alastrando, enquanto vários brigadistas trabalham na contenção das chamas.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE