PUBLICIDADE

Aeroporto tem parte burocrática adiantada, mas Anac solicita 'pequenas correções' na pista

Nesta terça-feira (23/7), a administração municipal recebeu um documento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) solicitando ‘pequenas correções’ no local, para que o processo seja concluído

| DOURADOSNEWS / ADRIANO MORETTO


Companhia Azul já se manifestou para retorno das operações em Dourados - Crédito: Arquivo/Dourados News

Oficialmente entregue pelo 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construções) do Exército Brasileiro no final de semana passado após três anos de obras, a pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, segue os trâmites de homologação. 

Nesta terça-feira (23/7), a administração municipal recebeu um documento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) solicitando ‘pequenas correções’ no local, para que o processo seja concluído. 

“O processo de homologação [da pista] está correndo junto a Anac e ao Ministério da Aeronáutica. Hoje recebemos uma devolutiva da Anac apontando pequenas correções. Vamos encaminhar esse documento ao Exército para providencias”, informou ao Dourados News a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Mariana de Souza Neto. 

Questionada sobre quais seriam as correções, citou assuntos técnicos de simples resolução. “São coisas simples de resolver. O Exército tem condições de fazer com agilidade”, afirmou. 

Além da liberação da pista para pousos e decolagens, há também o aguardo da aprovação do Plano Básico de Zona de Proteção Aeroportuária junto ao Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo). 

Segundo a diretora da Agetran, trata-se de uma questão tão burocrática quanto a outra, porém, o município já vem trabalhando nisto há um bom tempo. 

“Burocrática também [Cindacta]. Mas estamos nesse processo tem um bom tempo. Os prazos [de aprovação] são extensos, mas fazemos o contato diretamente e com o apoio do Exército acreditamos que será em breve [liberação]”, resumiu.

O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira está fechado para pousos e decolagens desde maio de 2021, quando o 9ºBEC passou a trabalhar na chamada ‘Operação Dourados’. 

No final de semana, os militares publicaram a finalização da obra na página oficial do Batalhão. 

Depois de corrigidos os detalhes e a aprovação dos órgãos de segurança aeroportuária, começa uma outra corrida que atrair novamente companhias aéreas a voarem a partir de Dourados para outras cidades brasileiras. 

Antes do fechamento, Azul e Gol atuavam no município. A primeira, já se manifestou pela retomada das operações no local. 

“A Azul já veio verificar a sala, se preparar para o retorno e verificar as instalações pra saber se precisa de alguma adequação. Assim que estiver liberado, iniciam a venda de passagens”, relatou Mariana. 

O Aeroporto continuará funcionando na estrutura antiga, até que o projeto do novo receptivo seja licitado, construído e concluído. 

Mudanças 

Com o contrato já assinado, a gestão do aeroporto será repassada à Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). 

O processo de transição teve início e nos próximos dias a empresa realizará as primeiras contratações para atuar em Dourados. 

“Estamos em contato com a Infraero. Eles têm um prazo contratual pra iniciar, porém, já estamos tratando as ações que precisam ser iniciados nesse primeiro momento. Eles estão mobilizando os servidores que serão contratados”, contou Mariana. 

Entre os serviços iniciais a serem prestados constam o Canal de Inspeção, operação da EPTA (Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego) e serviços ambientais.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE