PUBLICIDADE

Com a presença de várias autoridades, 2ª Companhia Independente de Polícia Militar é criada em Caarapó

| CAARAPONEWS/JOSé CARLOS


O comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar de Caarapó, major Matheus Mychell Custódio Taniguchi. Fotos: Fernando Rodrigues e Jhonatan Viturino

O plenário da Câmara de Vereadores de Caarapó ficou lotado na manhã desta segunda-feira (18), por ocasião da solenidade oficial de criação da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar do município.

Prestigiaram a cerimônia as seguintes autoridades: o vice-governador de MS, José Carlos Barbosa, o "Barbosinha", comandante geral da Polícia Militar de MS, coronel Renato dos Anjos Carnes, o prefeito de Caarapó, André Nezzi, o deputado estadual Zé Teixeira, o comandante de Policiamento da Grande Dourados, coronel Rodrigo Alex Potrich, vice-prefeito de Caarapó, Leônidas Ignácio Moreno, o Gordo da Tigre, presidente da Câmara de Vereadores de Caarapó, Gilberto Segóvia, o comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar de Caarapó, major Matheus Mychell Custódio Taniguchi, além da presença da promotora de Justiça de Caarapó, Fernanda Rottili Dias, promotor de  Justiça de Caarapó, Arthur Dias Júnior, juíza da Comarca de Caarapó, Camila de Melo Mattioli Pereira e a prefeita de Laguna Carapã, Zenaide Espíndola Flores.

O evento também contou com a presença de vereadores e secretários municipais de Caarapó, como também de autoridades das instituições da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária Estadual, Polícia Militar Ambiental, Departamento de Operações de Fronteiras (DOF), Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Civil e Polícia Penal e da sociedade civil local.

Na ocasião foi feita também uma homenagem aos ex-comandantes do então 2º Pelotão da PM de Caarapó, que se fizeram presentes. Ambos ganharam uma placa de honra ao mérito.

O prefeito de Caarapó, André Nezzi, o vice-governador "Barbosinha", o deputado estadual Zé Teixeira, o comandante geral da Polícia Militar de MS, Renato Garnes e a promotora de justiça, Fernanda Rottilli Dias, receberam também uma singela homenagem pela importante participação na conquista da criação da 2ª Companhia Independente da PM em Caarapó.

Para o prefeito de Caarapó André Nezzi, este dia 18 de março de 2024 foi uma data histórica para o município. “A criação oficial da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Caarapó não significa apenas um momento de celebração por uma conquista, mas também reforça nosso compromisso com um futuro mais seguro e próspero para todos. Juntos fortalecemos os laços de segurança e prosperidade em nossa comunidade”, observou.

O mandatário agradeceu diretamente e indiretamente aos que lutaram por essa criação e ao mesmo tempo desejou boa sorte ao major Matheus Mychell Custódio Taniguchi e seus comandados.

Em seu pronunciamento, o comandante Matheus iniciou agradecendo todas autoridades presentes e sociedade civil, que marcaram presença no evento de criação da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Em seguida ele parabenizou a cidade de Caarapó por essa importante conquista, que segundo ele ficará na história do município. “Obrigado ao prefeito André Nezzi que lutou incansavelmente com outras pessoas por essa causa tão nobre, que é oferecer mais segurança para os seus munícipes. Meu muito obrigado também ao governo Eduardo Riedel pela gestão técnica e profissional que fez tornar possível essa realidade”, salientou.

O novo comandante também enalteceu o trabalho do atual vice-governador, Barbosinha, quando esse atuou como secretário de Segurança Pública no estado de MS. ”Fica aqui também a minha gratidão ao comandante geral da PM de MS, coronel Renato dos Anjos Carnes, que está me concedendo esse desafio”, comentou.

“Me sinto lisonjeado com essa árdua missão que estou assumindo. O desafio é muito grande, mas eu garanto para a sociedade caarapoense e também de Juti e Laguna Carapã, que não faltará dedicação desse comandante e de minha equipe”, salientou o comandante.

O major Matheus antes de finalizar o discurso aproveitou para reconhecer o esforço da tropa de Caarapó. “Na nossa primeira reunião todos eles se mostraram à disposição em ajudar nessa missão. Tenho certeza que iremos construir uma PM forte nesta companhia”, acrescentou.

Na ocasião ele também lembrou de parabenizar todos os ex-comandantes que passaram pelo então 2º Pelotão, como também os policiais.

“Por fim, agradeço a Deus por ter preparado esse desafio e a minha família que tem sido parceira em todos os momentos desse ofício para o qual fui chamado”, finalizou comandante de Policiamento da Grande Dourados, coronel Rodrigo Alex Potrich,

Fizeram uso também o uso da palavra, as seguintes autoridades: comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar de Caarapó, major Matheus Mychell Custódio Taniguchi. o presidente da Câmara de Vereadores de Caarapó, Gilberto Segóvia, o vice-prefeito de Caarapó, o Gordo da Tigre, O comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Renato dos Anjos Carnes, o deputado estadual Zé Teixeira e o vice-governador de MS, José Carlos Barbosa, o "Barbosinha".

DESTACAMENTO

O destacamento de polícia militar em Caarapó, foi criado em 1979, como unidade subordinada a então companhia independente de polícia militar da região de dourados, posteriormente, a unidade foi elevada à condição de pelotão, subordinado as unidades do 3º BPM e 9ª CIPM da cidade de dourados.

por suas particularidades, a cidade de Caarapó e região  representa desafios na área da segurança pública, pois, além de contar com uma sociedade ativa e participativa nos eventos da cidade, a região conta com aldeias indígenas, grandes empresas, usinas e industrias. Além disso, a cidade se encontra na faixa de fronteira com o Paraguai, sendo um ponto estratégico no combate aos crimes transfronteiriços.

A PMMS, no final do ano de 2023, realizou estudos minuciosos evidenciando a necessidade de proposta de mudanças em sua estrutura. Esses estudos, usaram indicadores importantes, como densidade da população, número de prisões, taxa de crimes e rotas de tráfico de drogas. Esse mapeamento sinalizou para a necessidade da reestruturação organizacional da PMMS.

Os grandes comandos foram reorganizados, para melhor atender às necessidades da população, e garantir mais segurança e eficiência na entrega de serviços, equilibrando a distribuição e o emprego da Polícia Militar em todo o território Sul-mato-grossense; aprimorando a gestão dos policiamentos especializados; atendendo às necessidades de segurança rural e impulsionando o desenvolvimento agrícola e industrial.

O antigo 2º Pelotão destacado em Dourados, agora se torna a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Caarapó, atendendo também as cidades de juti, Laguna Carapã, além dos distritos de Nova América e Cristalina.

CURRÍCULO DO NOVO COMANDANTE

O MAJOR PM MATHEUS, INGRESSOU NA POLÍCIA MILITAR DE MATO GROSSO DO SUL EM 15 DE JANEIRO DE 2009, É MARIDO DA SENHORA TAIS, E PAI DO GABRIEL, JORGE, MATHEUS E MARIA LUÍSA.

NA ÁREA ACADEMICA, O MAJOR MATHEUS É GRADUADO EM:

COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM JORNALISMO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, BACHAREL EM SEGURANÇA PÚBLICA, PELA ACADEMIA DO CABO BRANCO DA PM DO ESTADO DA PARAÍBA, BACHAREL EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO, PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS PELA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL, PÓS GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E FRONTEIRAS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL,

NA ÁREA PROFISSIONAL:

CURSO DE GERENCIAMENTO DE CRISES PELA POLÍCIA MILITAR DA PARAÍBA, CURSO DE MULTIPLICADOR DE POLÍCIA COMUNITÁRIA – SENASP/MS CURSO DE LOCAL DE CRIME PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA EM PALMAS – TOCANTINTS, CURSO DE POLICIAMENTO AMBIENTAL PMMS, CURSO INTERNACIONAL DE MULTIPLICADOR DE POLÍCIA COMUNITÁRIA PELA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, CURSO DE INTELIGÊNCIA POLICIAL PELA PMMS.

MEDALHAS E CONDECORAÇÕES:

MEDALHA DO MÉRITO INTELECTUAL TC PM SERVERINO RAMOS DE QUEIROZ, MEDALHA TIRADENTES MEDALHA INSIGNIA DO MÉRITO MEDALHA DE TEMPO DE SERVIÇO EM SUA CARREIRA, DENTRE OUTRAS FUNÇÕES, O MAJOR MATHEUS SE DESTACOU NAS SEGUINTES UNIDADES:  1ª BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR EM CAMPO GRANDE, 8ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA MILITAR, EM SIDROLÂNDIA, 3º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR EM DOURADOS, 14º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR EM DE FÁTIMA DO SUL.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE