PUBLICIDADE

Nova etapa de agendamento para emissão da carteira de identidade começa na terça-feira

Márcio Paroba, diretor do Instituto de Identificação do Estado, explica que, ao todo, foram 14.119, sendo 1.029 agendados por dia

| KARINA CAMPOS/MIDIAMAX


Novo documento (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Abre na próxima terça-feira (27) mais uma remessa de emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), o novo documento de cara nova com os dados pessoais. Mato Grosso do Sul já emitiu mais de 14 mil documentos desde a primeira fase de produção.

Márcio Paroba, diretor do Instituto de Identificação do Estado, explica que, ao todo, foram 14.119, sendo 1.029 agendados por dia. A nova fase também irá liberar mais de mil vagas diárias para agendamento do “Novo RG”. 

Vale lembrar que não há necessidade de correria para emissão do CIN, já que o documento antigo tem validade de até 2032, permanecendo válido em todo território nacional.

Emissão gratuita
A novidade da carteira é a interligação de dados em todo o Brasil, ou seja, o número do documento é único. Também são inseridas informações gerais, por exemplo, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Título de Eleitor.

O documento estará de cara nova, já que retira a tradicional marca da digital do papel e inclui um QR Code, onde será possível ver todos os dados do cidadão. Assim como o RG, a CIN terá prazo de validade, sendo de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos a validade é indeterminada.

A primeira emissão da CIN será gratuita para todos os moradores, com cobrança de taxa de acordo com a região da segunda via.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE