PUBLICIDADE

Norma publicada no Diário Oficial do Estado transforma o 2⁰ Pelotão da Polícia Militar de Caarapó em 2ª Companhia Independente

| JORNAL GRAN DOURADOS


Caarapó também começou instalação de câmeras de videomonitoramento na cidade (Foto: Reprodução)

O município de Caarapó ganhou um importante reforço na segurança pública com a publicação, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (26), do Decreto 16.350/23, que transforma o 2⁰ Pelotão da Polícia Militar em 2ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Como contrapartida, a Prefeitura Municipal de Caarapó doou para a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) uma nova área para construção de um novo quartel e instalações da Polícia Militar, para comportar a nova estrutura necessária.

De acordo com o prefeito André Nezzi (PSDB), essa é uma grande conquista para a segurança pública do município, que vai proporcionar uma melhora significativa no trabalho policial, o aumento do efetivo e a estrutura da PM.

“Essa luta começamos em abril de 2022, com apoio da promotora de justiça Fernanda Rotilli Dias, do Conselho Municipal de Segurança e do Poder Legislativo. Tivemos ainda o apoio do vice-prefeito Gordo da Tigre e tivemos a participação direta do Major Everson Ferreira Torres e do comandante geral da Polícia Militar de MS, Renato Garnes”, detalhou o mandatário.

Ele também destacou o agradecimento especial ao secretário de Estado Justiça e Segurança Pública, Carlos Videira, e ao governador Eduardo Riedel por atenderem essa reivindicação.

Localizado na região da Grande Dourados, o município de Caarapó é habitado por 30.612 pessoas, das quais 15.351 do sexo feminino e 15.261 masculino, conforme dados consolidados do Censo Demográfico de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Câmeras e LED

Ainda em 2023, a Prefeitura de Caarapó deu início à instalação do sistema de monitoramento por câmeras de vídeo que irá cobrir praticamente todos os principais pontos da cidade, outra medida que deve reforçar a segurança no município.

“As câmeras do sistema são de 360 graus, de alta tecnologia e possuem maior resolução e alcance de até 600 metros, o vai facilitar o trabalho das polícias Civil e Militar, que poderão acompanhar em tempo real as movimentações nos pontos monitorados”, explicou o prefeito André Nezzi em agosto.

Somado a isso, o município deverá ter todas as avenidas, principais ruas, perímetro urbano da BR-163 e bairros contemplados com iluminação pública da melhor qualidade a partir da instalação de lâmpadas de LED.

O projeto da administração municipal já foi aprovado pelo Ministério da Defesa, através do Programa Calha Norte e com isso, deve haver aporte de R$ 3 milhões para melhorar a iluminação pública das vias de Caarapó, o que inclui todas as avenidas, principais ruas, perímetro urbano da BR-163 e também bairros da cidade.

* Título da matéria alterado pela redação do CaarapoNews


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE